O governador Mauro Mendes, que fez anúncio do evento - Mayke Toscano/Secom

O governador Mauro Mendes (União) anunciou, na tarde desta quarta-feira (15), que Cuiabá sediará a etapa final da Stock Car Brasil, principal categoria do automobilismo nacional, entre os dias 13 e 15 de novembro.

“Daqui exatamente um mês teremos essa grande prova do automobilismo brasileiro, gerando uma imagem positiva do Estado de Mato Grosso”

O evento marcará a inauguração da pista do Autódromo Internacional de Mato Grosso, que está sendo construído no Parque Novo Mato Grosso.

O anúncio foi feito ao lado do empresário Lincoln Oliveira, acionista do Grupo Veloci — que controla a Stock Car. De acordo com Mendes, o evento reforçará a visibilidade do Estado no automobilismo nacional.

“Daqui exatamente um mês teremos essa grande prova do automobilismo brasileiro, gerando uma imagem positiva do Estado de Mato Grosso”, disse.

Segundo Mendes, os ingressos para as arquibancadas tem capacidade de público de, em média, 20 mil pessoas e serão gratuitos.

“Estamos estimando entre 20 e 25 mil lugares nas arquibancadas, que serão distribuídos gratuitamente à população. Vamos definir um critério de cadastramento para evitar congestionamentos e superlotação, mas não haverá nenhum custo para assistir aos treinos e corridas”, explicou.

Os camarotes do evento, segundo o governador Mauro Mendes, serão comercializados pela promotora da Stock Car, sem envolvimento direto do Governo do Estado.

O empresário Lincoln Oliveira confirmou que a programação contará com diversas categorias.

“Vale como uma prova tanto na corrida sprint quanto na principal. Vamos trazer as categorias Turismo Nacional, VTR e a Stock Car”, explicou Lincoln.

O governador também anunciou que cerca de mil pessoas devem chegar a Cuiabá apenas para trabalhar na organização do evento, entre equipes técnicas, staff e imprensa.

A Stock Car Brasil é considerada a categoria mais importante do automobilismo nacional, reunindo pilotos experientes e ex-integrantes de competições internacionais, como a Fórmula 1 e a Indy.

Autódromo

Localizado no Parque Novo Mato Grosso, o traçado de Cuiabá será a 23ª pista diferente a receber uma prova da BRB Stock Car Pro Series ao longo de 46 anos de história. Até o momento, o Autódromo Victor Borrat Fabini, na cidade uruguaia de El Pinar, havia sido o último local inédito a ser visitado pela categoria, em 2024.

O traçado cuiabano foi projetado seguindo normas esportivas e de segurança da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e Federação Internacional de Motociclismo (FIA), as duas entidades mundiais do esporte a motor, atendendo assim também aos parâmetros das Confederações Brasileiras de Automobilismo e Motociclismo (CBA e CBM).

Com 4.500 metros de extensão no traçado misto e 2.800 no anel externo, a pista completa tem um total de 13 curvas: nove à direita e quatro à esquerda. A reta de largada/chegada possui 670 metros, mas a maior é a reta oposta, com 750.

Veja:

(MidiaNews)