A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para o segundo biênio da 20ª legislatura toma posse nesta segunda-feira, em cerimônia a partir das 9 horas, no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour. O deputado estadual Max Russi (PSB) teve sua eleição para presidente da Assembleia Legislativa confirmada, em novembro de 2024, em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

No final de outubro, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia pedido a anulação do pleito com a justificativa de que as regras de prazo para esse tipo de votação teriam sido violadas.

O ministro Dias Toffoli analisou o caso e rejeitou o pedido da PGR, mantendo a eleição na ALMT. Ele concluiu que não houve irregularidades que justificassem a anulação do processo.

Max Joel Russi é empresário, 47 anos, casado com Andreia Wagner e pai de quatro filhos; está cumprindo o terceiro mandato de deputado estadual. Ele foi vereador, presidente da Câmara Municipal e prefeito de Jaciara – distante 162 quilômetros ao Sul de Cuiabá. Em 2022, foi reeleito para o terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, com mais de 70 mil votos válidos.

Na legislatura anterior (2019-2023), Max Russi já havia assumido a Presidência do Poder Legislativo, pelo período de um ano, no auge da pandemia Covid-19. Foi governador de Mato Grosso por um dia e sancionou a Lei Complementar nº 691,  de sua própria autoria, que criou a Delegacia de Polícia Civil Especializada de Roubo de Cargas do Estado.

Quem deixa a Presidência da Assembleia é o deputado estadual Eduardo Botelho, após concluir o seu quarto mandato no cargo e o sexto na Mesa Diretora. No último biênio, a Mesa Diretora alcançou uma economia equivalente a R$ 100 milhões, valor devolvido para o Tesouro do Estado, controlado pelo Poder Executivo.

Max Russi substitui o colega Eduardo Botelho, na Presidência da Assembleia Legislativa-MT.       (Fotos: Gilberto Leite / Secom-ALMT)

Competências da Mesa Diretora

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é composta por um presidente, três vice-presidentes e seis secretários, sendo responsável pela direção dos trabalhos da Casa. Ela é responsável por:

  • Dirigir os serviços legislativos durante as sessões e períodos de recesso;
  • Assegurar a regularidade dos trabalhos legislativos;
  • Propor projetos de resolução relacionados à organização, funcionamento, regime jurídico do pessoal;
  • Definição da remuneração.

Membros da Mesa Diretora
Max Russi (presidente)

Júlio Campos (1º vice-presidente)

Gilberto Cattani (2º vice-presidente)

Wilson Santos (3º vice-presidente)

Doutor João José (1º secretário)

Paulo Araújo (2º secretário)

Diego Guimarães (3° secretário)

Elizeu Nascimento (4º secretário)

Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário)

Juca do Guaraná Filho (6º secretário).

Eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi confirmada em decisão do STF (Fotos: José Luiz Siqueira / AL-MT)