O deputado estadual Max Russi (PSB), já está articulando convites para nomes da política mato-grossense visando as eleições de 2026. Partindo para o Podemos a partir de março do próximo ano, Russi revelou que já articula a filiação do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil) e a do deputado federal Juarez Costa (MDB)
Em entrevista à Rádio Cultura FM, Russi anunciou que existe um movimento interno já pré-estabelecida para que ele presida o partido e fique responsável pela formação de chapas a estadual e federal, por isso já disparou convites a nomes que em sua opinião possuem protagonismo eleitoral, aumentando a representatividade do partido.
Conforme o deputado, Fábio Garcia ainda está ‘namorando’ o partido, sem nenhuma definição, mas Juarez Costa caminha para os ‘finalmente’.
“O Juarez está migrando do MDB para Podemos, está muito bem concretizada em Brasília. O Fábio Garcia ainda está em um namoro forte, acredito muito na convergência, e se ele for candidato a deputado federal, vejo como lógica o caminho dele dentro do podemos. Fiz o convite, mas ainda depende dele conversar com os companheiros dele”, explicou Max.
Segundo o parlamentar, para Fábio Garcia a melhor construção visando reeleição de deputado federal seria o Podemos, já que o atual partido do político, o União Brasil, é uma sigla que se federalizou com o Progressistas, indicando o afunilamento de candidaturas.
“Seria um caminho com mais facilidade para a construção da candidatura a federal. Fiz o convite, mas ainda depende dele conversar com os companheiros dele. Se eu pudesse dar um conselho, eu diria que o melhor caminho é dentro do Podemos” , conclui.
Fábio Garcia foi eleito deputado federal em 2022, sendo o mais votado de Mato Grosso com 98.704 votos.
Em 7 de julho de 2023, Garcia se licenciou do cargo de deputado federal, que passou a ser ocupado pela deputada Gisela Simona, primeira suplente do União Brasil. Em 10 de julho, ele assumiu o comando da Casa Civil de Mato Grosso, em substituição a Mauro Carvalho, que passou a ocupar uma vaga no Senado.
Em 19 de janeiro de 2024, Mauro Carvalho anunciou durante coletiva de imprensa no Palácio Paiaguás que retornaria à iniciativa privada e, portanto, Fábio Garcia assumiria a Casa Civil em definitivo. Tendo a continuidade de sua licença na Câmara dos Deputados, fazendo com que a deputada Gisela Simona continue exercendo seu mandato até o momento.
(GD)