A etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) será realizada em Cuiabá na próxima terça-feira, 14 de outubro. As atividades acontecerão das 8h às 17h, no auditório do Cenarium Rural, localizado no Centro Político Administrativo.
O evento reunirá representantes de trabalhadores, empregadores e governo, além de instituições da sociedade civil e organismos parceiros, para discutir os desafios do mercado de trabalho e elaborar propostas que serão levadas à etapa nacional, marcada para o dia 4 de março de 2026, em São Paulo.
De acordo com o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente no Mato Grosso (2025), o estado apresenta uma taxa de ocupação de 67,8%, correspondendo a 2.023,9 milhões de pessoas superando a média nacional de 58,8 % , e, taxa de desocupação de 2,8 %, uma das mais baixas do país. No entanto, ainda há 35,5 % de trabalhadores na informalidade, totalizando 719, 3 mil pessoas, especialmente no meio rural e entre os trabalhadores por conta própria. E as mulheres mato-grossenses recebem, em média, 21% menos que os homens.
Em 2023, o Mato Grosso registrou 42,9 mil crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 6% dessa faixa etária no estado. Este índice supera a média nacional, que foi de 4,2%, conforme dados da Pnad Contínua.
O relatório aponta ainda que entre os anos de 1995 a 2024 foram libertadas de sitação de situação análogo ao de escravo 6.250 pessoas e no que tange a ambiente de trabalho seguro foram registrados em 2024 um total de 16.563 acidentes de trabalho, sendo que 182 redundaram em óbitos.
A II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático que busca construir, de forma coletiva, diretrizes para o fortalecimento das políticas públicas de trabalho, emprego e renda no Brasil.
Para o superintendente regional do Trabalho em Mato Grosso, Gerson Delgado, o evento representa uma oportunidade de fortalecer o diálogo social e alinhar o desenvolvimento econômico do estado à promoção do trabalho decente. “A Conferência é um espaço fundamental de escuta e construção conjunta. Mato Grosso vive um cenário de forte crescimento econômico, e é essencial garantir que esse desenvolvimento ocorra com geração de empregos formais, proteção social e respeito aos direitos trabalhistas. O diálogo entre as três bancadas é o caminho para consolidar políticas públicas que promovam um trabalho digno e sustentável”, afirma o superintendente.
Acesse aqui o diagnóstico da situação do trabalho decente do Mato Grosso
https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/documento-base-e-diagnosticos/relatorio-mato-grosso.pdf
Para saber mais sobre a II CNT acesse o hotsite
https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/conferencia-nacional-do-trabalho/conferencia-nacional-do-trabalho-cnt/
Etapa Mato Grosso da II CNT
Data: 14 de outubro de 2025
Horário: das 8h às 17h
Local:Auditório do Cenarium Rural – Sistema Famato – Avenida Dr. Hélio Ribeiro, 264-644- Centro Político Administrativo – Cuibá – MT