A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou a quarta morte por dengue em Mato Grosso, em 2024. Outros dois óbitos são investigados pelas autoridades sanitárias, o que poderia elevar o número para seis.
De acordo com o último informe epidemiológico da pasta, duas pessoas morreram de dengue em Campo Verde, uma pessoa em Confresa e a quarta pessoa em Várzea Grande.
As mortes em investigação ocorreram em Campo Verde e Confresa. O número de casos confirmados da doença em Mato Grosso chega a 5.935.
O estado é o 12º na lista de incidência de casos a cada cem mil habitantes, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde.
Em todo o país, 762.542 pessoas já contraíram a doença e 150 morreram de dengue.
A dengue é considerada uma doença de notificação compulsória, isto é, todos os casos devem ser notificados à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e investigados pelas autoridades competentes.
Em decorrência do aumento no número de casos da doença em todo o estado, a SES implantou um plano de contingência para enfrentamento das arboviroses, como são chamadas a dengue, a zika e a Chikungunya, doenças transmitidas pelo aedes aegypti. (Repórter MT)