A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, nesta quarta-feira (03.09), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom. A solenidade foi solicitada pelo vereador Jean Barros (PSB), autor do requerimento para a realização do evento, que homenageou, na ocasião, 100 integrantes da ordem com moções de aplauso. O Dia do Maçom é celebrado, em todo o território nacional, no dia 20 de agosto, data que simboliza a fraternidade, a liberdade e a igualdade, princípios que orientam a atuação da Maçonaria.
Barros lembrou aos presentes que estes princípios são também o alicerce da cidadania e do bem comum. “A essência de ser maçom é, acima de tudo, colaborar para o nosso desenvolvimento enquanto sociedade, enquanto país. Desde 1822, quando trabalhou para a independência do nosso Brasil, até os dias de hoje, a maçonaria tem atuado de forma muito expressiva nos principais acontecimentos do nosso país, sempre com o foco no bem-estar social e na ética na vida pública”.
Um dos homenageados, Alessandro Ferreira da Silva ressaltou que a data não é apenas uma lembrança histórica, mas também a exaltação a princípios maçonicos. “É um momento de reafirmação dos compromissos éticos e morais da ordem. Estamos, por meio deste reconhecimento, fortalecendo os nossos laços e a nossa responsabilidade em relação à sociedade”.
Também agraciado com a moção, Orlando Ourives agradeceu ao vereador pela lembrança e pela homenagem. “Vendo nossos irmãos serem homenageados agradeço por esse nobre gesto de reconhecimento a homens que ao longo dos anos atuam pelo bem da sociedade. A maçonaria não faz política, mas tem homens que atuam com todo o vigor para que sejamos uma nação livre e soberana”.
Já Luiz Antônio Timóteo da Costa pontuou que a ordem não é secreta, ela possui uma atuação discreta, mas constante. “Estamos sempre trabalhando em prol da construção da nossa estrutura política e social”.
Por fim, o Venerável Mestre da Loja Acácia Cuiabana, Paulo Isao Sassaki Neto exaltou a necessidade de organização da sociedade para um futuro ainda melhor. “Que nós, como pessoas, possamos agir desta maneira, mas que a maçonaria funcione como uma argamassa, que une não só os homens, mas também os poderes”.
No encerramento da sessão solene, o vereador salientou que a sessão solene e a entrega das honrarias é uma forma de mostrar respeito e admiração por aqueles que dedicam sua vida a causas nobres, voltadas para a solidariedade, a ética e a justiça social. “Que este momento sirva de inspiração para todos nós, lembrando-nos de que os ideais de fraternidade, liberdade e igualdade devem estar presentes em nossa vida pública e privada, como bases para uma sociedade mais justa e humana”.