O presidente Lula (PT) foi ovacionado pelos seus apoiadores na manhã deste sábado (24)  durante o lançamento do programa Solo Vivo, em Campo Verde (135 km de Cuiabá). Ao surgir no palco do evento, os petistas entoaram o coro “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula!”, e gritos de “sem anistia”, em referência ao possível pedido de perdão aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

O evento em Campo Verde conta com a presença de diversas autoridades, incluindo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UNIÃO), deputados e ministros de outras pastas.

Idealizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o programa Solo Vivo visa a recuperação de solo degradado para aumentar a produtividade e competividade dos agricultores familiares. O objetivo é reduzir as desigualdades na produção rural. O programa conta com a parceria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri/MT).

O IFMT realiza a análise do solo nos locais selecionados pela Fetagri e, a partir do laudo, o MAPA fornece equipamentos, máquinas e insumos necessários para a preparação do solo.

Piloto do programa, Mato Grosso terá 10 assentamentos beneficiados, inicialmente. Além de Campo Verde, são realizadas coletas e análise de solo em propriedades de Alto Araguaia, Poconé, Rosário Oeste, Barra do Bugres, São Félix do Araguaia, Matupá, Juína, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos.

Durante o evento, também será realizada a entrega de máquinas do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, desenvolvido pelo MAPA em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq) em 38 municípios mato-grossenses.

Fonte: Olhar Direto