O vereador Luís Claudio (PP) pediu na sessão plenária  para que fosse cancelado o título de Cidadão Cuiabano concedido ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL). A solicitação foi apresentada após o parlamentar estadual produzir vídeos em tom de deboche pedindo desculpas a vacas ao compará-las com mulheres. A honraria ao deputado estadual foi concedida em 2021.

O cerimonial da Câmara foi acionado pelo presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL), para entregar o documento para o vereador Luís Claudio tomar providências.

O parlamentar fez aparte durante a fala na tribuna da vereadora Edna Sampaio (PT), que condenou a atitude do deputado estadual em ofender as mulheres.

“Pela liderança, gostaria de aproveitar a fala da vereadora Edna pelo que ela disse e eu não me recordo, o deputado recebeu moção de aplausos ou títulos desta casa, eu já gostaria de solicitar a mesa, que títulos ele tem e eu vou requerer para que seja cancelado para este deputado Cattani”, disse Luís Claudio.

A OAB-MT, inclusive, já se manifestou dizendo que vai acioná-lo judicialmente e Cattani poderá responder pelas falas na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. Os vereadores Sargento Joelson, Maysa Leão, Demilson Nogueira, apoiaram a medida de Luís Claudio e vão assinar junto ao pedido pelo cancelamento do título de cidadão cuiabano ao deputado estadual Cattani.

SILÊNCIO DA ALMT 

Antes do a parte, Luís Claudio fez uso da tribuna e chegou a comparar as atitudes de Cattani ao do então deputado estadual da Assembleia Legislativa de São Paulo, Arthur do Val, que foi cassado e ficou inelegível por oito anos por fazer uma fala na Ucrânia de que as mulheres são fáceis porque são pobres. E chegou a questionar o silêncio dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“Infelizmente, temos um deputado estadual de Mato Grosso que afirmou que as mulheres são vacas. Depois pede desculpas as vacas, e não às mulheres, e eu tenho reclamado do silêncio ensurdecedor da classe política neste estado, principalmente, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) que se cala diante de uma fala, de um vídeo gravado que é aterrorizante. É aterrorizante para vocês mulheres”, declarou na tribuna.

De acordo com o vereador, a sociedade é um pêndulo e o extremismo deste pêndulo quando ele vai para um lado ou para o outro, só faz mal para a sociedade, quer seja extremismo de esquerda ou de direita. Luís Claudio ainda lamentou o fato de Cattani ser presidente da Comissão de Direitos Humanos e Defesa das Mulheres e nenhum deputado ter proposto que ele desse explicações no conselho de ética daquela Casa de Leis.

“Não podemos compactuar aceitar que um deputado dá mais valores aos seus animais, porque talvez lhe dê renda financeira, do que nas mulheres. Eu fico imaginando como ele deve tratar as mulheres do seu gabinete, como deve tratar a mulher que trabalha na sua casa. Se quando compara a mulher, que conquistou o seu direito a duras penas neste país, a um animal e, na sequência disso, pede desculpas aos animais, me atrevo a dizer que esse sujeito não poderá ser representante do povo deste estado. Fora deputado Cattani, saia da Assembleia e deixe em paz as mulheres deste estado”, finalizou.