A Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (28), a partir das 14h, uma audiência pública com o tema “Economia Sustentável para os Povos Indígenas de Mato Grosso”. A audiência foi requerida pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT) e faz parte da programação do III Acampamento Terra Livre (ATL-MT), que será realizado entre os dias 28 e 30 de abril na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Indígenas que trabalham com turismo ecológico, arte, artesanato, biojoias, moda, música, agricultura sustentável, entre outros, devem relatar suas experiências, as dificuldades enfrentadas e debater caminhos para fortalecer as atividades econômicas. Além dos debates, a audiência terá ainda apresentações culturais e feira para venda de produtos artesanais produzidos pelos indígenas.
“O Acampamento Terra Livre ajuda a fortalecer a mobilização dos povos indígenas, e a audiência pública é um espaço para debater a economia das comunidades indígenas. É importante fomentar as cadeias produtivas indígenas, que são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico e a preservação da cultura das comunidades indígenas. As atividades realizadas por eles valorizam o conhecimento tradicional e respeitam a natureza, promovendo a preservação ambiental e fortalecendo a autonomia econômica, cultural e alimentar das comunidades”, disse Lúdio.
O ATL-MT 2025 é realizado pela Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), com emendas impositivas de Lúdio. Com foco na COP30, que será no Brasil, em Belém (Pará), o tema do ATL neste ano é “COP30: O protagonismo dos povos indígenas de Mato Grosso nas políticas internacionais Climáticas”.
A Fepoimt realiza o ATL-MT desde 2022, no mês de abril, quando é celebrado o Abril Indígena. O evento se tornou a maior mobilização indígena regional, reunindo representantes das 43 etnias do estado em Cuiabá, em 3 dias de luta em defesa dos territórios indígenas e dos biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia. No ATL, os povos indígenas dialogam sobre os principais desafios e direitos na esfera estadual, junto ao Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, e também junto aos parceiros e apoiadores do movimento indígena.
Serviço:
Audiência Pública – Economia Sustentável para os Povos Indígenas de Mato Grosso
Data: 28/4 (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: UFMT – bosque próximo à entrada da Av. Fernando Correa