Após o projeto Livro Na Mão, Bola no Pé ter 90% das vagas disponíveis preenchidas no polo do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, o deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) o classificou como um “sucesso que se irradiou por Mato Grosso”.
O programa oferece aulas de reforço escolar e futebol, desde que os alunos estejam com notas escolares dentro da média. O objetivo do projeto é capacitar os jovens mato-grossenses, além de formar cidadãos prestigiosos no convívio social.
Além da capital mato-grossense, o Livro Na Mão, Bola No Pé atende jovens de Colíder, Matupá, Nova Santa Helena, Guarantã do Norte e Terra Nova do Norte. Com emendas do Diego para fortalecer a qualidade do programa, outros municípios se interessaram em participar.
“O Livro Na Mão, Bola No Pé foi um sucesso, porque irradiou. Terra Nova, Peixoto, Cuiabá, Várzea Grande, Vera, Sinop querem que a gente traga [o projeto]… É um sucesso porque é contínuo, não é uma simples escolinha. Tem toda uma parte de cuidado humano”, disse.
“Teve menino que melhorou na educação e questões familiares, contornadas pela assistência social. É um projeto muito completo, um investimento de dinheiro público a longo prazo e que traz resultado não só a longo prazo. Você forma o aluno para que seja trabalhador, estudioso”, acrescentou.
Para a assistente social Janailma Souza, o programa é “transformador” ao colaborar para que os jovens tenham amplo desenvolvimento social.
“A demanda tem bastante procura, tanto no período matutino quanto vespertino. É transformador, porque alinha o Esporte com a Educação e Cultura, trabalhando disciplina, socialização, fortalecimento de vínculo com os pais, família e comunidade”, afirmou.
A dona de casa Aldenizia da Costa inscreveu o filho, Otto Kalayo, e avaliou que o programa é “maravilhoso” por contribuir com a formação dos jovens além das aulas escolares.
“É um projeto muito bom, ajuda as crianças a terem atividades aqui e na escola, inclusive meu filho gosta muito do projeto. Eu achei maravilhoso. [O desempenho do meu filho] Melhorou bastante tanto na escola quanto no campo. Meu filho está desde o começo e os instrutores são muito legais, achei muito interessante”, completou.