O governador Mauro Mendes sancionou a Lei n.° 12.471/2024, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria a Semana Estadual de Valorização das Mulheres que fizeram história na educação.

De acordo a nova legislação, o Estado realizará ações, palestras e workshops com informações acerca da temática, em especial por meio de atividades voltadas ao corpo discente, a fim de contribuir para a conscientização e sensibilização desse público com as histórias de sucesso de mulheres na educação estadual e com o desenvolvimento de práticas de liderança.

A Semana de Valorização das Mulheres que fizeram história nas escolas da educação básica ocorrerá anualmente na segunda semana de março. O projeto vai além da informação e conscientização a respeito do tema. A semana também promoverá ações práticas, rodas de conversas, exposições, atividades lúdicas, peças teatrais, entre outras, para fomentar nas alunas possibilidade delas se tornarem quem elas querem ser, e nos meninos, o respeito pelas mulheres.

De acordo com Thiago Silva, existem nomes importantes de mulheres que podem ser homenageadas na pauta da educação. “Nosso objetivo é prestar merecida homenagem a mulheres guerreiras que dedicaram sua vida em prol da educação, pois esse também é o nosso dever como parlamentar. Em Rondonópolis, temos o caso da professora Vilma Moreira, que foi diretora, vereadora e deputada estadual, sempre lutando por uma educação inclusiva e em defesa das mulheres”, relembrou o deputado.

O deputado afirmou que continuará trabalhando em prol da valorização das mulheres e em defesa de uma educação inclusiva e de qualidade para todos.