O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) espera resolver o problema de abastecimento de água na cidade com a finalização da obra de duas estações de tratamento de água (ETA) durante o seu mandato. O problema é grave e já dura a anos no município.
Recentemente, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no município no bairro Chapéu do Sol que visa pôr fim ao problema crônico de captação e distribuição de água na Cidade Industrial.
Será aportado o montante de R$ 25 milhões diretamente pelo Governo de Mato Grosso nessa obra que integra o pacote de investimentos que o Estado já realiza desde o início da atual gestão, no munícipio.
Várzea Grande já está executando o Programa de Ação e Melhoramento do Sistema de Abastecimento de Água que começou a ser implantado no ano passado com o início das obras do nova Estação de Tratamento e Abastecimento de Água – ETA Grande Cristo Rei e recebeu nos últimos dias as membranas de ultrafiltragem desta unidade e agora novos conjuntos de motobombas para captação e posteriormente a troca de conjunto de motobombas para a distribuição da água depois de tratada, além de 1,5 km de tubos da adutora bruta de 500 milímetros de ferro fundido para todo o sistema. A expectativa é de que a obra seja concluída em até três meses.
“Com a construção desta ETA vamos resolver o problema da falta de água em 72 bairros, para mais de 100 mil pessoas”.
A ETA do Cristo Rei, juntamente com as outras quatro em operação, sustentarão o progresso de Várzea Grande pelas próximas três décadas.
Hoje são 270 mil habitantes atendidos com ligações de água em Várzea Grande, pelo DAE, representando quase 100% da população, por meio de uma rede de abastecimento de 85 mil ligações de água. O sistema funciona 80% com água captada pelo rio Cuiabá e 20% via poços artesianos profundos.
“Nosso compromisso é dobrar a capacidade do bairro São Mateus e assumir a gestão da ETA do Chapéu do Sol quando a obra for concluída”, finalizou