A Justiça do Rio de Janeiro determinou na noite desta sexta-feira a interdição de São Januário, estádio do Vasco. Na quinta, depois da derrota para o Goiás, pela 11ª rodada do Brasileirão, torcedores atiraram rojões, quebraram estruturas e entraram em confronto com a polícia.

A decisão em caráter liminar do juiz Bruno Arthur Mazza, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, acata um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. O estádio a partir de agora está proibido de receber qualquer evento “até que reste comprovada a presença das condições necessárias por meio de laudos técnicos atualizados dos órgãos estatais e do Perito do Juízo”.

Dessa forma, São Januário não poderá receber a partida entre Vasco e Cuiabá, pela 12ª rodada do Brasileirão, que a princípio seria realizada no estádio na próxima segunda-feira. O clube foi procurado pela reportagem, mas ainda não respondeu.

Um trecho da decisão diz o seguinte:

“…torcedores e demais participantes do evento tiveram o seu direito à segurança flagrantemente violado pela inicial atuação criminosa de um grupo de indivíduos e posterior ausência de estrutura física mínima e de preparação dos funcionários do clube réu em executar o plano de ação e de contingência que garantissem a pronta retirada dos torcedores daquele cenário de guerra instalado no interior e exterior da arena esportiva. (GE)