Uma tragédia ambiental sem precedentes no Brasil. Assim foram as chuvas que começaram no final de abril e prosseguiram em maio arrastando pessoas e animais, inundando casas, bairros e cidades no Rio Grande do Sul. Comovido, o país estendeu as mãos aos nossos irmãos gaúchos. Mato Grosso e nossa gente disseram ‘sim’ aos atingidos antes mesmo que eles clamassem por socorro.

“Fiquei comovido com as cenas de horror mostradas pela televisão, mas ao mesmo tempo rendi meu reconhecimento ao bravo povo que habita o nosso extremo Sul e não teme a luta, não dobra a espinha, não abaixa a cabeça”, disse o deputado estadual Júlio Campos ao render uma justa homenagem a um grupo de verdadeiros heróis mato-grossenses que atuou salvando vida, resgatando pessoas e animais, buscando corpos desaparecidos. O parlamentar concedeu uma Moção de Aplausos da Assembleia Legislativa a cada um dos integrantes das forças policiais de Mato Grosso que cumpriram missões ao longo da tragédia naquele estado-irmão.

Na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 5 de junho, Júlio Campos leu os nomes dos agraciados com a Moção de Aplausos e anunciou que a honraria será entregue na próxima segunda-feira, dia 10, às 9 horas, no Plenário da Assembleia.

Após a sessão onde apresentou o pedido de concessão da Moção de Aplausos, Júlio Campos conversou com jornalistas. O deputado disse que a honraria é mais que um gesto de reconhecimento oficial. Segundo ele, o contemplado ao fixar a distinção na parede de sua sala ou escritório poderá mostrá-la com orgulho – no melhor sentido da palavra – aos seus filhos, netos, familiares e amigos e dizer com felicidade que, “Em nome de Mato Grosso e no exercício de minha profissão socorri o povo de um Estado que muito honra nosso país”.

Nominata dos distinguidos com a Moção de Aplausos