A seleção brasileira encerra a sua participação na primeira fase do Torneio Pré-Olímpico nesta quinta-feira, quando enfrenta a Venezuela, time da casa, no estádio Brígido Iriarte, em Caracas. O lateral esquerdo do Cuiabá, Rikelme, que saiu jogando na última partida, diante do Equador, está escalado para ser titular novamente.

O Brasil já está classificado para o quadrangular final do Pré-Olímpico, e com o primeiro lugar do Grupo A assegurado, graças à vitória sobre o Equador na rodada passada. O time do técnico Ramon Menezes soma nove pontos — 100% de aproveitamento.

A Venezuela está em terceiro lugar na chave, com cinco pontos, dois a menos do que o Equador (que não joga mais). Portanto, os venezuelanos precisam vencer o Brasil para avançarem de fase. Do Grupo B, já estão classificados Argentina e Paraguai.

Segundo o regulamento da competição, se um jogador já tiver um cartão amarelo e levar outro na última rodada da fase de grupos, terá de cumprir suspensão no primeiro jogo do quadrangular.

Isso deve impactar a escalação do time titular do Brasil. Arthur Chaves, que levou cartão contra Colômbia e Equador, não joga. Kaiki Bruno, Andrey Santos e John Kennedy estão pendurados.

Maurício e Gabriel Pirani devem ser titulares do Brasil hoje contra a Venezuela no Pré-Olímpico — Foto: Joilson Marconne / CBF

Maurício e Gabriel Pirani devem ser titulares do Brasil hoje contra a Venezuela no Pré-Olímpico — Foto: Joilson Marconne / CBF

O técnico Ramon Menezes evitou dar pistas na entrevista coletiva após a vitória sobre o Equador, mas, segundo apurou o ge, o treinador deve poupar quase todos os titulares.

A provável escalação: Kaique (Matheus Donelli); Bruno Gomes, Lucas Fasson, Luan Patrick e Rikelme; Ronald, Gabriel Pirani e Guilherme Biro (Bruno Gomes); Marquinhos, Geovane e Gabriel Pec.

A fase final do Torneio Pré-Olímpico não será mais realizada em Cabudare. A Conmebol reprovou o gramado do Estádio Metropolitano de Lara, que receberia o quadrangular, e remarcou os jogos para o Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, onde o Brasil disputou a primeira fase.

Os dois melhores de cada grupo na primeira fase se classificam para a fase final. No quadrangular, as seleções se enfrentam em turno único, valendo duas vagas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ramon Menezes comanda a seleção do Brasil contra a Venezuela no Pré-Olímpico — Foto: Joilson Marconne / CBF

Ramon Menezes comanda a seleção do Brasil contra a Venezuela no Pré-Olímpico — Foto: Joilson Marconne / CBF

Venezuela x Brasil — Pré-Olímpico

  • Data/horário: 1/2/2024, às 20h (horário de Brasília)
  • Local: Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, Venezuela
  • Onde assistir: sportv e Globoplay; Tempo Real no ge

Venezuela: Samuel Rodríguez; Ferro, Vivas, Uzcatégui e Renné Rivas; Ortega, Faya, Segovia, David Martínez; Riasco e Bolívar. Técnico: Ricardo Valiño.

Brasil: Kaique (Matheus Donelli); Bruno Gomes, Lucas Fasson, Luan Patrick e Rikelme; Ronald, Gabriel Pirani e Guilherme Biro (Bruno Gomes); Marquinhos, Geovane e Gabriel Pec. Técnico: Ramon Menezes. (GE)