O Instagram oficial da Prefeitura de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) foi invadido por hackers ainda não identificados. O profissional responsável por alimentar a rede social com conteúdos institucionais chegou a ser alvo de uma tentativa de extorsão, onde os criminosos cobraram R$ 1,7 mil para devolverem a conta.
Os hackers desconectaram todos os dispositivos autorizados a gerir a conta, não sendo mais possível entrar no perfil, nem fazer a recuperação.
Desde então, a o setor responsável pelas redes sociais da prefeitura busca informações junto à empresa Instagram na tentativa de recuperar a conta que já possui mais de 2.5 mil seguidores, porém até o momento não há respostas.
Considerando que o @prefchapadadosguimaraes é um dos canais oficiais da prefeitura como veículo na divulgação de assuntos de interesse coletivo, inclusive relacionados à Covid-19, a Polícia Judiciária Civil será acionada para tomar as medidas cabíveis.
Embora todas as formas de recuperação da conta estejam sendo feitas, há riscos de que os invasores publiquem informações falsas, o que pode gerar pânico e induzir os seguidores ao erro. Por isso, a administração solicita que sejam desconsideradas quaisquer publicações na conta @prefchapadadosguimraes a partir desta data.