O Grêmio conquistou neste domingo (15) a Copa Ipiranga Sub-20 2019 ao bater o Vasco por 1 a 0 na final disputada no Estádio da PUCRS, em Porto Alegre. O atacante Léo Chú marcou o único gol da partida.
O Vasco começou o jogo assustando aos gremistas que foram ao estádio da PUCRS apoiar a garotada. As boas atuações da dupla de zaga formada por Ruan e Emanuel, além do goleiro Vinicius Machado, foram importantes para o Tricolor manter o placar zerado.
Quando já era melhor no jogo, o Grêmio chegou ao gol aos 45 minutos do segundo tempo. Léo Chú recebeu pelo lado esquerdo da área, driblou o marcador e bateu cruzado para vencer o goleiro Fintelmann.
O forte temporal que atingiu Porto Alegre fez a partida ser paralisada durante o segundo tempo, que teve, em boa parte, tentativa de pressão do Vasco. O Tricolor criou chances para ampliar, mas terminou a partida tratando de segurar a vantagem obtida com o gol de Léo Chú, o herói do título. Após o jogo, o atacante lembrou que vinha de lesão e que passou por um momento complicado antes da Copa Ipiranga.
— Eu não estava tão bem no jogo, mas o gol me deu confiança para o segundo tempo. Muito feliz por ajudar. Foi um ano complicado para mim, voltando de lesão. Não tinha feito gol ainda na Copa Ipiranga, estava me cobrando muito. Fiquei muito feliz — afirmou ao SporTV.
O conquista da Copa Ipiranga Sub-20 é inédita para o Grêmio. A nova geração de garotos gremistas alcançou um feito que nomes como Luan, Everton e Arthur não conseguiram.
Com os jogadores que depois viraram ídolos conquistando títulos no time principal, o máximo que o Tricolor conseguiu na Copa Ipiranga Sub-20 foi chegar até as semifinais nas edições de 2013 (Luan) e 2015 (Everton e Arthur) .
O título gremista veio com uma campanha invicta. Em sete jogos, o Grêmio venceu cinco partidas e teve dois empates. A equipe ainda teve um grande desempenho defensivo, tendo sofrido apenas três gols — terminou cinco das sete partidas sem ter a defesa vazada.