Por João Pedro Marques
Segundo duas fontes, que procuraram esta coluna, EM OFF, sendo uma delas PALACIANA e outra da ALMT, a chapa da situação já está praticamente fechadíssima para 2026, que seria o atual vice-governador Otaviano Pivetta para governador. Já para vice, pela ordem, existem quatro nomes: a deputada estadual Janaína Riva; o atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; o ex-senador Cidinho Santos; e o ex-chefe da Casa Civil, atual suplente do senador Wellington Fagundes, fundador e presidente do novíssimo PRD, o megaempresário Mauro Carvalho Júnior. Já para o Senado: Mauro Mendes e Carlos Fávaro. A coluna perguntou se o governador Mauro Mendes estaria participando dessas articulações, e as “fontes” negaram qualquer participação do chefe maior do Poder Executivo. A coluna também questionou onde ficaria o ex-prefeito por vários e vários mandatos de Várzea Grande (ex-governador e atual senador no exercício de seu segundo mandato) – JAYME CAMPOS. Pasmem! Mas a resposta foi SECA, CURTA e DIRETA: Este já é carta fora do baralho…
Será mesmo?
Eleições 2026
A coluna discorda desse raciocínio enviesado, sem nexo e precipitado! Jayme Campos não é qualquer um… Jayme, pela sua história de vida cidadã e política, merece muito mais respeito, sem falar a liderança política consolidada que ele tem. Sinceramente, não dá para acreditar que o vice-governador Pivetta, que tem o apoio público consolidado do maior líder político do estado na atualidade, o governador Mauro Mendes, sendo um homem inteligente como realmente é, será que vai trocar o Jayme Campos pelo Carlos Fávaro? Pior que essa “articulação” seria só para satisfazer as VONTADES dos primos, BLAIRO e ERAÍ MAGGI. Mas política é a arte do possível, do impossível e, também, do IMPONDERÁVEL…
Aguardamos… tempo ao tempo…
BANCADA FEDERAL
Postura desagrada líderes estaduais e municipais
A postura do pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, deputado federal Abilio Brunini (PL), tem sido alvo de críticas contundentes por parte dos chefes do Executivo estadual e municipal. Em um raro momento de concordância, tanto o governador Mauro Mendes (União Brasil) quanto o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), expressaram insatisfação com o comportamento do parlamentar.
PLs beneficiam consumidores
A deputada federal Gisela Simona (UB) comemorou a aprovação de dois projetos na Câmara Federal que vão proporcionar sensível melhoria na vida dos consumidores. O primeiro – o PL 2966/2020 – que estabelece normas sobre a permuta digital para as plataformas que vendem pontos, passagens aéreas por milhas.
Ministros afastados por leilão do arroz
O deputado federal José Medeiros (PL) defendeu que os ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Paulo Pimenta (Apoio à Reconstrução do RS) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) sejam afastados preventivamente.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Racha no Republicanos
A intenção do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) de pleitear a Prefeitura de Cuiabá rachou o partido. A legenda está dividida em alas que defendem uma candidatura própria e outras que preferem manter apoio afiançado ao presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil).
Corredor Ecológico da Onça-Pintada
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso para se posicionar contra o Projeto de Lei do deputado federal Ismael Alexandrino (PSD-GO) sobre a criação do corredor ecológico da onça-pintada em território nacional.
MDB apoiará Botelho
O deputado estadual João José, popularmente conhecido como Dr. João (MDB), afirmou novamente que os deputados emedebistas ‘caminharão’ com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (UB), em sua campanha para prefeito de Cuiabá.
PSB define vice para Botelho
O presidente do diretório mato-grossense do Partido Socialista Brasileiro (PSB), deputado estadual Max Russi, defendeu o nome do empresário Elson Ramos para compor como vice-prefeito na chapa encabeçada pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), para a Prefeitura de Cuiabá.
Contra alinhamento à esquerda
O deputado estadual Ondanir Bortolini, conhecido como Nininho, anunciou que pretende deixar o Partido Social Democrático (PSD) quando abrir a janela partidária em 2026. Ele, que se identifica como centro-direita, manifestou desconforto com o alinhamento do PSD à esquerda, especialmente por sua conexão com o governo do presidente Lula (PT).
Entrega de Ônibus Escolares
O Deputado Estadual Valmir Moretto participou de um evento no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, ao lado do Governo de Mato Grosso. O motivo foi a entrega de 270 novos ônibus escolares destinados a 79 municípios do estado.
PP não abre mão de indicar vice de Botelho
O presidente do Partido Progressista de Mato Grosso, deputado estadual Paulo Araújo, não vai abrir mão de indicar um nome como pré-candidato a vice-prefeito na chapa do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União).
Críticas a Sema
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) criticou severamente a atuação da secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, acusando-a de não cumprir suas responsabilidades e de atrasar o progresso do estado, além de questionar sua autoridade moral.
CÂMARAS MUNICIPAIS
Cuiabá: Políticas públicas de combate às sequelas da hanseníase
A Câmara Municipal aprovou em segunda votação o projeto de lei que dispõe sobre políticas públicas de combate às sequelas e aos agravos dos pacientes com hanseníase, com 16 votos favoráveis. A matéria é de autoria do vereador Lilo Pinheiro (PP).
Tangará da Serra: Crédito para benefício da agricultura familiar
O parlamento municipal apreciou o Projeto de Lei n° 194/2024 de autoria do Executivo, que dispõe sobre abertura de crédito especial no valor de R$ 50 mil destinado a custear despesas da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Juara: Associação dos Pais e Amigos do Autista do Vale do Arinos (APAA)
A Câmara Municipal de Juara aprovou o Projeto de Lei do Legislativo nº 10/2024, de autoria da presidente Sandy. O projeto declara de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Pais e Amigos do Autista do Vale do Arinos (APAA).