Três ministérios do Governo Federal repudiaram a fala do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, durante a cerimônia de sorteio da Libertadores e da Sul-Americana.

O presidente da Conmebol disse, na cerimônia, que eventual Libertadores sem times brasileiros seria “impossível”, pois seria como “Tarzan sem Chita”. O que provocou reações diversas, como da presidente do Palmeiras, Leila Pereira.

Leia a nota conjunta mais abaixo. Em nota separada, o Ministério do Esporte considerou a “pior analogia” e considerou que “expressões” do tipo “são inaceitáveis”.

Nota do ministério do Esporte — Foto: Reprodução

Nota do ministério do Esporte — Foto: Reprodução

Leia a nota abaixo:

“O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, as declarações do Presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), Alejandro Dominguez, na noite de ontem, 17 de março, em entrevista à imprensa após cerimônia de sorteio da fase de grupos dos torneios promovidos por aquela entidade.

As declarações ocorrem em contexto em que as autoridades da Conmebol têm reiteradamente falhado em adotar providências efetivas para prevenir e evitar a repetição de atos de racismo em partidas por ela organizadas, incluindo medidas para combater a impunidade e promover a responsabilização dos responsáveis.

O governo brasileiro exorta a Conmebol e as Federações Nacionais de Futebol da América do Sul a atuarem decisivamente para coibir e reprimir atos de racismo, discriminação e intolerância, promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes, imigrantes e outros grupos vulneráveis ao esporte.

O governo brasileiro reitera seu compromisso com iniciativas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, inclusive medidas contra qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

Ministério do Esporte; Ministério da Igualdade Racial; Ministério das Relações Exteriores”

Presidente da CBF ausente no Paraguai

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, não foi ao sorteio dos grupos da Libertadores e da Sul-Americana nessa segunda-feira. Nem enviou representante da entidade máxima do futebol brasileiro. A ausência foi planejada devido a punições brandas da Conmebol no caso da Libertadores sub-20.

Ednaldo Rodrigues discursa em sorteio da Copa do Brasil 2025: presidente se irritou com punição branda da Conmebol — Foto: Reprodução

Ednaldo Rodrigues discursa em sorteio da Copa do Brasil 2025: presidente se irritou com punição branda da Conmebol — Foto: Reprodução

A reação do presidente da CBF se deu dias depois de Luighi, atacante do Palmeiras, ser alvo de ofensas racistas na Libertadores sub-20, na partida contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Desde então, tanto o Palmeiras quanto a CBF têm cobrado posição mais dura da Conmebol para coibir esses casos.

O Cerro foi multado em US$ 50 mil e jogou de portões fechados na competição sub-20. (GE)