Morreu nesta sexta-feira (29) o Maestro Peter Ens, criador do coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Lutando contra o câncer a quatro anos, Peter estava internado num hospital de Cuiabá e tinha sofrido uma piora no quadro nas últimas 24 horas devido a uma embolia pulmonar e o mal funcionamento dos rins.

O coração do maestro estava funcionando com a ajuda de aparelhos e os pulmões supridos a partir da máscara de oxigênio. No entanto, apesar dos incansaveis esforços, Peter Ens morreu nesta sexta.

Acompanhado da esposa Lídia Ens, com quem comemorou 67 anos de casado em 2023, Peter foi o primeiro regente do Coral da UFMT na década de 1980. O casal foi convidado pelo professor Luiz Alfeu Mogin Ramos e deixou o Mato Grosso do Sul para encarar o desafio em Cuiabá.

Peter e Lídia ficaram à frente do coral até o ano de 1985, quando o maestro Wilson Galvadão assumiu o grupo. O trabalho dos músicos sul mato-grossenses foi reconhecido com diversas honrarias, medalhas e inclusive com o título de cidadãos cuiabanos.

“Infelizmente perdemos um ícone da cultura da UFMT e de Mato Grosso. Peter Ens é o exemplo de uma vida inteira dedicada ao coral. Conosco fica o legado, o respeito e a admiração pelo músico brilhante”, lamentou a maestrina Silbene Corrêa.

O maestro Peter e a maestrina Lídia Ens também atuaram no coral da antiga escola técnica, hoje Instituto Federal de Mato Grosso (UFMT).  Deixaram ainda como legado a concha acústica do Parque Mãe Bonifácia.

O velório ocorre neste sábado (30) na Capela Jardins, sala Lírios, a partir das 10h30 até as 16h quando ocorrerá o sepultamento no Cemitério Parque Bom Jesus.

fonte: HNT