Renato Augusto não é mais jogador do Fluminense. O meia teve o contrato rescindido nesta segunda-feira. A informação foi divulgada pelo clube. O jogador chegou ao Fluminense no começo de 2024 sob a expectativa de disputar posição com Ganso, mas nunca conseguiu se firmar – ele tinha contrato até o fim do ano. Foram 35 partidas com um gol e uma assistência.

“O Fluminense FC e Renato Augusto comunicam o encerramento do contrato em comum acordo entre as partes. Cria do futsal do clube, Renato voltou às Laranjeiras em 2024 e foi fundamental na conquista da CONMEBOL Recopa naquele ano. Ao todo, disputou 35 jogos com a Armadura Tricolor e marcou 1 gol. O Fluminense agradece ao atleta por sua contribuição no período em que esteve no clube e lhe deseja sucesso”, diz o comunicado divulgado pelo Fluminense.

Renato Augusto esteve em campo no empate com o Juventude, em 1 a 1, no domingo, no Alfredo Jaconi. Ele entrou na reta final da partida. Este foi o quarto jogo dele no ano – sofreu uma lesão no ombro no começo da temporada e precisou fazer cirurgia. O meia vinha sendo testado por Renato Gaúcho como centroavante, na ausência de Cano, que se recupera de lesão.

Nesta segunda-feira, Renato Augusto participou normalmente das atividades no CT Carlos Castilho na parte da tarde. Foi ao gramado com o restante do elenco. A rescisão aconteceu logo após a atividade.

Renato Augusto em treino no CT Carlos Castilho — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Renato Augusto em treino no CT Carlos Castilho — Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Meia disse que pretendia se aposentar em dezembro

No fim de 2024, quando estava de férias em Las Vegas, nos Estados Unidos, Renato Augusto foi assistir a um jogo da NBA e afirmou que pretende encerrar a carreira no Fluminense ao fim de 2025.

– Provavelmente, sim (fico no Fluminense). Provavelmente, meu último ano da carreira. Tentar fechar da melhor maneira possível. Tentar terminar a carreira de forma legal – declarou o jogador na ocasião.

A carreira de Renato Augusto

Renato Augusto passou pelo futsal do Fluminense, mas se profissionalizou no futebol no Flamengo, onde se destacou na base e começou a construir carreira de sucesso nos gramados. Deixou o Brasil em 2008, para defender o Bayer Leverkusen, e retornou em 2013, para começar a construir idolatria no Corinthians.

No Corinthians, foi campeão paulista e da Recopa em 2013, e viveu seu momento de maior protagonismo na conquista do Brasileirão de 2015, quando foi eleito o craque do torneio. Na primeira passagem, foram 127 jogos e 15 gols.

Na sequência foi atuar na China, entre 2016 e 2020, quando defendeu o Beijing Guoan. Voltou ao Corinthians no ano seguinte, em julho de 2021, onde disputou mais 116 jogos e marcou mais 15 gols. Ao todo, somando números das duas passagens pelo Corinthians, Renato acumulou 243 partidas pelo Timão, com 30 gols marcados. (GE)