Será conhecido nesta segunda-feira (15/1), o melhor jogador do ano para a Fifa, que leva o prêmio “The Best”. A cerimônia ocorrerá em Londres, às 16h30 (de Brasília). Lionel Messi, Mbappé e Haaland são os finalistas. Contudo, diferentemente dos outros anos, o periodo de análise vai apenas após a Copa de 2022: de 20 de dezembro até agosto de 2023. Assim, o favoritismo recai em cima de Haaland, campeão de tudo pelo Manchester City, e não no detentor do prêmio da temporada passada, Messi. Mbappé corre por fora. Porém, para a premiação feminina o período de análise foi maior: entre agosto de 2022 e agosto de 2023. Assim, englobando a Copa do Mundo feminina.
Ao todo, serão nove categorias de premiação. Além de melhor jogador, teremos a escolha de melhor jogadora, técnico e técnica. Também se conhecerá o melhor goleiro, goleira e o gol mais bonito, o prêmio Puskás. Enfim, há o troféu fairplay e o Fifa Fã, que elege um torcedor ou torcida-símbolo.
O SporTV transmite a partir das 15h30 (de MT).
Neste ano, o Brasil está representado em apenas duas categorias. Ederson disputa como o melhor goleiro e é favorito. Madruga, que defendeu o Botafogo de Ribeirão Preto e hoje veste a camisa do Cuiabá está entre os três finalistas do gol mais bonito. Mas aqui a briga é mais dura.
A eleição envolve a – jornalistas, b – capitães, c – técnicos das seleções nacionais e d – público ( estes votam pela internet). Mas vale considerar que cada um dos quatro potes de eleitores possuem 25% de peso. Ou seja, os 210 treinadores de países filiados à Fifa, por exemplo, tem o mesmo peso dos milhões de votos populares.
Veja os indicados
The Best: Melhor jogador
Messi (argentino/PSG). Mas hoje defende o Inter Miami/EUA
Haaland (norueguês/Manchester City)
Mbappé (francês/PSG)
Melhor jogadora
Aitana Bonmatí (espanhola/Barcelona)
Jennifer Hermoso (espanhola/Pachuca/MEX). Mas hoje defende o Tigres/MEX
Linda Caicedo (colombiana/Real Madrid)
Melhor técnico
Luciano Spalletti (italiano/Napoli). Mas hoje está na seleção da Itália
Pep Guardiola (espanhol/Manchester City)
Simone Inzaghi (italiano/Inter de Milão)
Melhor técnica
Emma Hayes (inglesa/Chelsea)
Jonatan Giraldez (espanhola/Barcelona)
Sarina Wiegman (holandesa/Inglaterra)
Melhor goleiro
Ederson (brasileiro/seleção do Brasil e Manchester City)
Thibaut Courtois (belga/seleção da Bélgica e Real Madrid)
Yassine Bono (marroquino/seleção de Marrocos e Sevilla). Mas hoje defende o Al-Hilal/ARA
Melhor goleira
Catalina Coll (espanhola/Seleção da Espanha e Barcelona)
Mackenzie Arnold (australiana/seleção da Austrália e West Ham/ING)
Mary Earps (inglesa/seleção da Inglaterra e Manchester United)
Prêmio Puskás
Guilherme Madruga (Botafogo de Ribeirão Preto)
Em jogo contra o Novorizontino, acertou uma bicicleta de fora da área.
Julio Enciso – Paraguaio do Brighton/ING.
Em jogo contra o Manchester City, mandou uma bomba de fora da área no ângulo. Mas isso depois de o Brighton ficar tocando a bola por quase um minuto. Enfim, um gol coletivo.
Nuno Santos – português do Sporting de Lisboa.
Em jogo contra o Boavista, ele acertou, da marca do pênalti, um chute de letra no ângulo.
Fifa Fan Award
Fran Hurndall (Austrália) – Ela fez uma ação: andou durante um mês por cidades da Autrália (1.000km) para inspirar crianças a se interessarem pelo futebol. Também arrecadou fundos para entidades carentes.
Miguel Ángel (torcedor colombiano do Millonarios) – Ele tinha uma doença terminal e às vésperas da morte foi conhecer conhecer os jogadores de seu time do coração antes de uma partida.
Torcedor do Colón da Argentina – A atitude de levar seu filho, bebê de colo, a um jogo do seu time e dar mamadeira durante uma partida levou este torcedor anônimo a viralizar nas redes sociais. (Jogada 10)