Clubes europeus reclamaram com a Fifa sobre a carga de jogos na temporada - Foto: Antonio Villalba/Real Madrid

A Fifa e o Sindicato Mundial de Jogadores se reuniram neste sábado (12), em Nova York (EUA), para debater as condições de trabalho dos atletas. Entre os pontos discutidos, houve o consenso de que os atletas, tanto homens quanto mulheres, devem ter ao menos 72h de intervalo entre partidas e 21 dias de férias ao fim de cada temporada.

“Este período deve ser administrado individualmente por cada clube e pelos respectivos jogadores, dependendo também de seus calendários de jogos e levando em consideração os acordos coletivos”, informou a Fifa.

Este acordo, porém, pode impactar em alguns contratos de TV, levando-se em consideração as competições continentais. Na Europa, por exemplo, a rodada da Liga Europa e Conference League é sempre às quintas-feiras. Assim, caso respeitem o acordo, os jogadores só atuarão na segunda-feira seguinte.

O encontro, inclusive, abordou o fortalecimento do futebol feminino, o pagamento pontual dos salários e a elaboração de programas de formação para jovens talentos. A entidade também falou sobre a possível criação de um painel global de representantes de jogadores ligado à Fifa.

Eles realizaram a reunião na véspera da final do Mundial de Clubes, que Chelsea e Paris Saint-Germain disputarão neste domingo (13). (Jogada 10)

Por Maciel Jr