Sinop se prepara para receber uma das exposições mais emocionantes de seu calendário cultural, a edição especial da “Faces e Forças de Sinop”, idealizada e assinada pelo fotógrafo sinopense Lu Oliari, nome de destaque na fotografia contemporânea, com obras exibidas e premiadas no Brasil e no exterior. A mostra itinerante, que é uma ação cultural aprovada e apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, será aberta ao público e com entrada gratuita e tem como objetivo aproximar a arte da comunidade.
A exposição, que será exibida em três locais diferentes, propõe uma experiência afetiva ao contar histórias de rostos reais que traduzem força, identidade e pertencimento. Além disso, surge como um marco na história cultural da cidade e se estabelece como um acervo visual da alma sinopense, um mosaico de rostos, expressões e histórias que traduzem uma comunidade em constante transformação.
O artista propõe um olhar profundo sobre quem são as pessoas que constroem Sinop todos os dias. “Cada fotografia é um testemunho de vida. Quando olhamos esses rostos, vemos mais do que pessoas: vemos o tempo, a coragem e o pertencimento que moldam a história de Sinop”, resume o artista e idealizador do projeto, Lu Oliari.
Segundo o artista, a exposição “Faces e Forças de Sinop” busca despertar o sentimento de pertencimento e identidade, convidando o público a reconhecer-se nos rostos que habitam as imagens. Cada olhar fotografado é uma narrativa sobre resiliência, esperança e construção. “A fotografia vai além de captar uma imagem, ela revela o invisível, as marcas, os sentimentos, silêncios e gestos que atravessaram gerações e que trouxeram cada indivíduo no exato momento fotografado”.
Mais do que uma mostra, “Faces e Forças de Sinop” é um projeto de preservação cultural, com a curadoria artística e direção de Lu Oliari, fotógrafo sinopense com carreira internacional e olhar sensível sobre o humano, o projeto reafirma o compromisso da arte com o social: fotografar para lembrar, retratar para pertencer. Todas as histórias e imagens reunidas formam um acervo fotográfico e narrativo que poderá ser consultado e ampliado futuramente, transformando-se em um registro duradouro da memória afetiva da cidade.
A mostra reúne 14 retratos de moradores da cidade, cada um acompanhado de fragmentos de suas histórias, criando um diálogo entre arte e realidade, imagem e emoção. O resultado é uma galeria viva que transcende o instante da fotografia e se torna memória compartilhada, um espelho da força e da diversidade de Sinop.
Com o objetivo de aproximar arte e comunidade, a exposição, que será gratuita e aberta a toda população, será apresentada em três dias e locais distintos, alcançando diferentes públicos e espaços da cidade. No dia 29 de outubro a exposição estará na Escola Palco, à partir das 18h45 até às 20h45, já no dia 30 de outubro segue para o Clube dos Idosos Dom Henrique à partir das 14h e segue até às 17h. Para encerrar o calendário especial, a mostra segue para a Feirinha do Jardim Botânico, no dia 31 de outubro, e estará disponível à partir das 15h até às 20h.
Exposição ABERTA E GRATUITA “Faces e Forças de Sinop”
📍 Cidade: Sinop, Mato Grosso
📅 Datas e locais:
•29/10/2025 – Escola Palco de Dança (18h45 às 20h45h)
•30/10/2025 – Clube dos Idosos Dom Henrique (14h às 17h)
•31/10/2025 – Feirinha do Botânico (15h às 20h)



