A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, nesta quinta-feira (15), Édio Gomes Júnior, o “Edinho”, que seria um dos ex-pistoleiros de João Arcanjo Ribeiro e que ficou conhecido como um dos autores da ‘Chacina da Fazenda São João’, ocasião em que quatro pescadores foram executados na propriedade do ex-bicheiro, em 2004.
As informações iniciais apontam que ele estava em Sergipe, trabalhando, quando foi surpreendido pela Polícia Civil. Outros detalhes sobre a prisão serão repassados ainda nesta tarde pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
No Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) constam duas ordens judiciais em aberto contra Edinho, sendo um de 2004 e outro de 2009, ambos da Primeira Vara Criminal de Várzea Grande.
Os pescadores Pedro Francisco da Silva (25), José Francisco de Almeida (27), Arelir Manoel de Oliveira (32) e Itamar Barcelos (32) foram mortos porque pescavam sem autorização em um dos tanques de piscicultura da Fazenda São João, que era de propriedade de João Arcanjo.
Foram denunciados como executores dos pescadores o gerente do setor de pescas da fazenda, Joilson James Queiroz, e os seguranças Noreci Ferreira Gomes, Valdinei, Evandro Negrão, Édio Gomes Júnior, o “Edinho”, Alderi Souza Ferreira, o “Tocandira”, Adeverval José Santos, o “Paraíba”, e Carlos César André, o “Pezão”.
A chacina aconteceu em 21 de março de 2004. Segundo inquérito policial, os corpos foram encontrados em uma estrada, próxima a BR-163, que liga Cuiabá e Jangada, nos dias 21 e 22 de março de 2004.
O proprietário da fazenda era João Arcanjo Ribeiro, que na época encontrava-se preso no Uruguai. Porém, conforme apurou a polícia, ele mantinha vigilância do local.
Na denúncia do Ministério Público Estadual, consta que as vítimas pescavam em um dos tanques de piscicultura da fazenda quando foram capturadas pelos seguranças da fazenda e em seguida mortas