A empresária Eliane Morais é um dos nomes cotados para vice do deputado Eduardo Botelho (União), líder nas pesquisas à prefeitura de Cuiabá nas eleições municipais de outubro. Eliane é esposa do empresário Reinaldo Morais, conhecido como Rei do Porco e responsável por hospedar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Diamantino, onde cumpriu agenda esta semana.
Eliane é filiada ao Republicanos e foi sugerida para compor a chapa de Botelho durante solenidade que aconteceu neste sábado para empossar o pastor Edilson Senna na presidência do Conselho de Pastores do Estado (Comec-MT).
Na solenidade que lançou Eliana à vice estavam presentes lideranças religiosas de Várzea Grande, Sinop, Poconé e Rio Branco, além de claro, o próprio Eduardo Botelho, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
O nome ganha força pelo apoio que Bolsonaro prestou à Reinaldo nesta semana. O empresário do ramo da suinocultura orou aos pés do ex-presidente, enquanto óleo ungido era passado em um dos pés dele.
O ato de devoção foi feito na sede da Suinobras, em Diamantino, empresa de Reinaldo, onde Bolsonaro jantou e dormiu de segunda (8) para terça-feira (9). O Rei do Porco foi candidato à eleição suplementar para o Senado em 2020. Na época, ele foi o candidato mais rico, tendo declarado um patrimônio de R$ 158 milhões. No entanto, não se elegeu. O ex-presidente passou dois dias em Mato Grosso, onde cumpriu agenda em Cuiabá, Diamantino e Campo Novo do Parecis.
Nas três cidades, ele firmou apoio a pré-candidatos. Em Cuiabá, para Abílio Júnior (PL), em Várzea Grande para Flavia Moretti (PL) e em Diamantino para Chico Mendes (União).
No final do mês de março, quando questionado pelo Olhar Direto sobre a escolha de algum vice, Botelho afirmou que a possibilidade do candidato ser uma mulher é expressiva, já que a chapa que ele concorre é composta por 52% de eleitorado feminino.
Nos bastidores, além de Eliane, alguns nomes estão sendo levados para ocupar a chapa, como a médica Natasha Slhessarenko (PSB), a vereadora por Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos) e a tenente coronel da Polícia Militar, Hadassah Susannah. Além delas, outros nomes também estão sendo cogitados, entre eles, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec (PSB), e o médico Marcelo Sandrin (Republicanos).
Fonte: HNT