Pisar numa barata pode afetar uma divisão com fungos, vírus e outros microorganismos que causam doenças graves, segundo o especialista em doenças infecciosas André Pirajá. As observações do especialista em doenças infecciosas sobre o extermínio de baratas provocaram uma discussão acesa no início desta semana.

André Pirajá desaconselha vivamente que se pisem e esmaguem as baratas para eliminar o inseto. Esta ação, adverte, pode disseminar um grande número de bactérias, fungos, vírus e outros microrganismos que representam sérios riscos para a saúde.

Também alerta para o uso de insecticidas, que podem ser inalados por quem os aplica em casa. Neste sentido, uma forma segura de evitar as baratas é apanhar o inseto com um pedaço de papel, matá-lo fora de casa e deitá-lo no lixo.

Entretanto, muito mais do que o asco ou o medo que as baratas têm o poder de provocar em nós, elas também são responsáveis pela transmissão de algumas doenças, pois por conviver em ambientes muito sujos, como esgotos, por exemplo, a barata carrega consigo algumas bactérias e micro-organismos que podem causar infecções, febre e uma série de outros sintomas. E esse risco não é somente para o ser humano: o mesmo vale para os animais.

Ou seja, você, sua família e seus animais de estimação estão correndo riscos de contrair doenças se houver baratas em sua residência. E nem sempre há tempo hábil para usar o chinelo para matar a barata invasora. Algumas vezes, elas se escondem por trás de móveis e fica praticamente impossível encontra-las, o que não significa que estamos livres desse tipo de contaminação. O ideal é mudar as condições do ambiente de modo a não atraí-las.

Elimine baratas em casa

O título acima acho que ficou um pouco estranho, não podemos eliminar as baratas de uma vez por todas, o que podemos fazer é impedir que elas entrem e se reproduzam no interior do nosso lar. Existem algumas dicas que você pode aplicar no dia-a-dia para que as baratas não o perturbem:

  • Evite deixar migalhas, líquidos e bebidas derramadas pelos móveis e pelo chão. O cheiro pode atrair baratas que se alimentarão desses resíduos e permanecerão no ambiente;
  • Não deixe alimentos descobertos. Você já imaginou deixar aquela comida sobre a pia e perceber só depois que uma barata já provou antes de você? Melhor nem pensar, né? Portanto, os alimentos devem ficar sempre bem cobertos e protegidos. A mesma regra vale para a comida (ração) do seu animalzinho;
  • Buracos no chão ou nas paredes, e até mesmo ralos e canos podem servir de passagem para baratas e outros insetos, que muitas vezes vivem nessas tubulações. Portanto, elimine os buracos e mantenha ralos e canos devidamente protegidos;
  • Sempre que chegar em casa com compras de supermercado, ou objetos que vêm em caixas, cheque tudo antes de guardar. Insetos podem vir escondidos nas embalagens e, assim que cair a noite, sairão para “passear” pela sua casa em busca de um esconderijo melhor. Lembra-se da história da reprodução? Pois é…
  • Bolsas, mochilas e calçados devem ser sempre verificados antes de usar.