Depois que o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL) deu prazo de 24 horas à Locar Saneamento Ambiental para regularizar a coleta de lixo na Capital sob risco de ter o contrato rompido, a empresa confirmou, em nota, que vai apresentar um plano emergencial para atendimento, ainda nesta sexta-feira (3).

Segundo o prefeito, a empresa alega uma suposta dívida de R$ 40 milhões referente a um contrato anterior, mas deixou claro que um novo contrato foi firmado há 30 dias, mesmo com a pendência. Abílio declarou que os trabalhos deverão ser retomados de forma regular pela Locar entre esta sexta-feira e sábado. Também garantiu que os pagamentos serão feitos em dia.

No momento, menos da metade da frota está em circulação, deixando a coleta de lixo irreguar em vários bairros de Cuiabá. São 29 caminhões da empresa para a realização dos serviços, mas apenas 13 estão operando. Devido às festividades de virada de ano, com o aumento do volume de lixo produzido, associada à falta de coleta, a situação é crítica.

Diante de tal situação, o prefeito afirmou pela manhã, que poderia tomar medidas judiciais em caso de não cumprimento do prazo de 24 horas concedido à empresa para regularizar o serviço. “Ficou definido que ou a empresa retoma a coleta de lixo, ou convocaremos a segunda colocada na licitação. Existe ainda a possibilidade de realizarmos um novo certame para que retomemos, de imediato, o serviço na cidade. A Locar está sob um novo contrato, iniciado há 30 dias, não podendo ter estas interrupções”, avisou Abilio.

Por sua vez, a Locar Saneamento concordou em solucionar o impasse e continuar sendo responsável pelo serviço.

NOTA À IMPRENSA

A Locar Saneamento Ambiental informa que o plano emergencial para atendimento ao município de Cuiabá será apresentado ainda hoje à Prefeitura e que já está marcada uma reunião com a Limpurb na próxima segunda-feira (6) para discutir as diretrizes do atual contrato.

Atualmente, a empresa está operando com 100% da frota em atividade, mas adicionará 3 caminhões além do previsto no contrato para atender à demanda, o que representa um aumento de 10% na frota.

No mês de dezembro, a produção de lixo em Cuiabá superou os níveis históricos. A média era de 14 mil toneladas em anos anteriores; porém, em 2024, ultrapassou 17 mil toneladas no mesmo período, representando cerca de 20% a mais de resíduos.

A Locar anunciou também que 4 novos caminhões devem chegar nos próximos dias para reforçar o atendimento ao município.

Quanto aos pagamentos do contrato, ficou acordado com a Prefeitura de Cuiabá o repasse regular mensal para garantir a prestação dos serviços, enquanto a dívida referente ao contrato anterior será discutida posteriormente.

(Folha Max)