A Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) passa por um processo de reestruturação com o objetivo de melhorar o atendimento aos agricultores familiares de Mato Grosso. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer as ações para esses produtores e garantir maior presença técnica no campo.
Segundo a Empaer, a reestruturação busca corrigir distorções históricas na empresa, como o excesso de funcionários na sede, manutenção de centros de pesquisa com baixa eficiência ou nenhuma produtividade e laboratórios inativos com alto custo de manutenção e baixos resultados.
Para tornar os serviços ainda mais eficazes, a Empaer investiu em reformas de escritórios, aquisição de novos veículos, uniformes, equipamentos de proteção individual (EPIs) e mobiliário. Também está sendo feito o remanejamento de servidores da sede para atividades em campo. O objetivo dessa medida é ampliar a assistência técnica direta aos agricultores familiares.
O presidente da Empaer, Suelme Fernandes, afirmou que o compromisso da gestão atual é com os servidores da empresa e os agricultores familiares.
“Ao contrário do que se fala, não há sucateamento da Empaer. Capitaneados pelo vice-governador Otaviano Pivetta, temos o desafio de reestruturar a empresa para garantir um melhor atendimento para o pequeno produtor. O nosso foco é atuar com racionalidade nos recursos públicos e entregar resultados à população. A verdade é que a Empaer nunca esteve tão próxima de ser devolvida ao povo mato-grossense como uma empresa pública moderna, técnica, eficiente e comprometida com o desenvolvimento das pequenas propriedades de Mato Grosso”, defendeu Suelme.
Desde 2019, o Governo de Mato Grosso já investiu R$ 720 milhões na agricultura familiar e entregou mais de 1,4 mil máquinas para auxiliar os produtores.
Integração
Além disso, em atuação integrada com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), a Empaer tem realizado a distribuição de diversos insumos e equipamentos, como mudas, doses de sêmen e embriões bovinos, novilhas prenhes, calcário, caixas de abelha, kits de apicultura, ordenhadeiras, resfriadores de leite e kits de irrigação, além de projetos de extensão e assistência técnica rural para melhorar a produtividade.
Nos próximos meses, Empaer e Seaf executarão mais de R$ 600 milhões em ações e programas, como MT Produtivo e o Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (FUNDAAF), com participação direta dos técnicos da empresa.