O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nomeou nesta sexta-feira (5) o novo secretário de Saúde da capital, dez meses após perder o comando da pasta judicialmente. Até o dia 31 de dezembro de 2023, a Saúde estava sob intervenção do Estado, devido à “total calamidade pública” em que se encontrava, de acordo com ação do Ministério Público.
Deiver Alessandro Teixeira é o novo secretário de Saúde de Cuiabá. Ele é doutor em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2014).
Já a direção-geral da empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) será coordenada por Juares Samaniego, que atuava à frente da Pasta da Secretaria de Mobilidade Urbana desde maio de 2021. Ele é formado em Direito pela Universidade Cândido Rondon (Unirondon) e já atuou como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.
Samaniego ainda colaborou com a Frente Parlamentar de Desenvolvimento em Prol da Retomada das Obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Foi secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável na gestão de Emanuel, de 2017 a abril de 2021.
Para a função de diretor administrativo e financeiro foi anunciado o nome do doutorando em Engenharia da Produção, Giovani Valar Koch.
Também já foram nomeados pelo Executivo: Marcus Fabrício Nunes dos Santos, como secretário-adjunto de Gestão; José Ricardo de Amorim Santana, como secretário-adjunto de Atenção Primária; Oscarlino Alves de Arruda Junior, como secretário-Adjunto de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde e Paulo Sérgio Barbosa Rós, secretário-Adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador. (Repórter MT)