Em jogo com duas viradas, o Fortaleza fez a festa de sua torcida, no Castelão, ao vencer o Flamengo por 3 a 2. O jogo no Castelão, neste 28/9, pelo Brasileirão, foi emocionante. Afinal, o Fortaleza saiu na frente com gol de Pedro Rocha, mas ainda no primeiro tempo o Mengo virou com Gabigol marcando duas vezes. Porém, na etapa final, Pedro Rocha e Caio Alexandre, este aos 48 minutos, já nos acréscimos, reviraram para o Fortaleza.
O Fortaleza veio com escalação bem diferente da tradicional e começou recuado, deixando o Flamengo com a bola. Porém, com Vitor Hugo e Matheus França nas vagas de Everton Ribeiro e Arrascaeta no meio e com Matheusão no lugar de Pedro (o trio em suas seleções), o time carioca teve dificuldade na criação e finalização. Afinal, dependia de Gabigol e este voltava para buscar o jogo. Além disso, no primeiro bom ataque, o Fortaleza fez 1 a 0: Galhardo tocou para Pedro Rocha e este cortou a marcação de Leo Pereira para fazer belo gol em contra-ataque.
O Flamengo tinha 75% da posse da bola e total domínio. Mas empatou num contra-ataque gerado por erro do rival. Ronald atrasou mal a bola, dando passe para Gabigol. Assim, o goleador ficou na frente de Ronaldo, cortou o marcador e chutou. O goleiro Fernando Miguel falhou e…1 a 1. Dessa forma, Gabi empatava a partida e se tornava o 12º maior goleador da história do Flamengo. Nos acréscimos, Matheusão sofreu pênalti de Benevenuto. Gabigol bateu e virou o jogo.
Segundo tempo
Filipe Luís saiu com mal-estar e Ayrton Lucas entrou em seu lugar na lateral esquerda. Mas entrou mal. Primeiramente, deu mole e quase o Fortaleza empatou. Aos sete, foi um dos que falharam na marcação a Thiago Galhardo, que cruzou para Pedro Rocha empatar. E o Fortaleza, muito superior, ficou em cima nos minutos finais, chegando ao gol aos 48, quando Caio Alexandre aproveitou que Santos bateu roupa, para fazer 3 a 2.
FORTALEZA 3X2 FLAMENGO
28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 28/09/2022, às 19h
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto, Titi, Juninho Capixaba; Ronald (Moisés, no Intervalo), Caio Alexandre, Hércules (Otero, aos 35′ do 2ºT), Crispim (Lucas Sasha, aos 35′ do 2ºT); Galhardo (Romero, aos 42′ do 2ºT) e Pedro Rocha (De Pietri, aos 24′ do 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
FLAMENGO: Santos, Rodinei (Matheuzinho, aos 17′ do 2ºT), David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís (Ayrton Lucas, no Intervalo); João Gomes, Thiago Maia, Victor Hugo (Pedrinho, aos 36′ do 2ºT) e Matheus França (Diego Ribas, aos 36′ do 2ºT); Gabigol e Mateusão (Petterson, aos 24′ do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior
Gols: Pedro Rocha, aos 17′ do 1ºT (1-0); Gabigol, aos 31 do 1ºt (1-1); Gabigol, de pênalti, aos 47′ do 2ºT (1-2); Pedro Rocha, aos 7′ do 2ºT (2-2); Caio Alexandre, aos 48′ do 2ºT (3-2)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Neuza Ines Back (FIFA-SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Pedro Rocha (FOR); Leo Pereira, Matheuzinho, João Gomes, Thiago Maia (FLA) (Jogada 10)