“Descubra as Maravilhas de Pontal do Marape” esse é o convite que recebemos, e ao aceitar somos apresentados ao potencial turístico do local, situado na zona rural, 160 km distante da sede, de Nova Mutum. Nos 18 minutos de duração do documentário, lançado nesta semana pelo Youtube, entendemos porque a região foi escolhida para o projeto do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pontal do Marape.

Para assistir clique no link. https://www.youtube.com/watch?v=Dt0z94oMaPY

O desafio geográfico apresentado para os que desejam conhecer o Marape é parte da experiência deste local, cercado pelo Cerrado, e situado no bioma Amazônico. O Marape é atravessado por três rios, Arinos, Alegre e Marape, e já conta com uma procura expressiva pelo turismo de pesca. O projeto, que teve início em 2022, buscou por meio de capacitações e ações específicas, promover a capacitação para a atuação nessa e outras formas de turismo, tais como o de aventura, o rural, o ecoturismo, e o equestre, para o desenvolvimento econômico e social das famílias locais.

O documentário lança luz sobre todo o processo, mostrando os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e o impacto positivo que o projeto gerou na vida das pessoas. O produtor rural e diretor da Associação de Moradores do Marape, Alessandro Oliveira Marinho participou das ações formativas. “A expectativa é grande, pois temos áreas pequenas e precisamos diversificar para ter mais renda, a perspectiva é ampliar com visitação, para ter mais renda na propriedade. Com a formação a gente vê que tem um potencial que nem imaginava.”, comemora o produtor rural.

O projeto é resultado de um esforço conjunto entre a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec/MT), Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), e com apoio por emenda impositiva do deputado estadual Gilberto Cattani.