Nesta terça-feira (4), o deputado Max Russi (PSB), presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou, por meio de emenda parlamentar, a entrega de 19 motocicletas aos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE) do município de Novo São Joaquim. Os veículos vão reforçar o trabalho dos profissionais, facilitando o deslocamento nas áreas urbana e rural do município.
“Fiquei muito feliz, prefeito Leonardo, ao ver as motos ali na frente. Uma bela e importante aquisição para a área da saúde. Essa conquista irá facilitar o trabalho dos nossos profissionais, que são essenciais na prestação dos serviços de saúde. Podem continuar contando com o meu trabalho para proporcionar melhores condições a vocês”, declarou Max Russi.
Uma das diversas atribuições desses profissionais está nas visitas domiciliares. “Para nós, ACSs, essa conquista foi muito importante, pois o nosso trabalho é ir ao encontro dos pacientes. Nós os procuramos para informar sobre consultas e, muitas vezes, precisamos percorrer longas distâncias. As motos têm nos ajudado muito, tanto dentro da cidade quanto nas regiões de chácaras”, explicou Raine Pereira, agente de saúde.
O sentimento de alegria e gratidão também foi compartilhado pela agente de saúde Dieire Cristina. “Essas motos serão muito úteis e vão nos ajudar bastante. Essa era uma demanda antiga da nossa categoria. Quero agradecer ao Max Russi, ao nosso prefeito Leonardo Farias e à primeira-dama Virgínia Mendes, por terem contribuído para essa conquista, que para nós é muito significativa”, afirmou.
Ações pela categoria
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi, tem sido um dos principais defensores da valorização dos agentes de saúde e de combate às endemias. Russi conduziu importantes conquistas, entre elas a promoção de cursos de capacitação continuada que já formaram mais de 3 mil profissionais entre 2021 e 2022, fortalecendo o atendimento prestado às comunidades mato-grossenses.
Outro avanço foi o apoio à criação de Planos de Cargos e Carreiras, leis de insalubridade e incentivos financeiros nos municípios. Em parceria com o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE/MT), a Frente Parlamentar garantiu um marco regulatório inédito no país, que tornou obrigatória a aplicação das leis específicas da categoria em todos os municípios.
Graças à atuação parlamentar, os agentes também passaram a ser incluídos no Programa Ser Família, ampliando o reconhecimento e a assistência social aos trabalhadores. Além disso, Max destinou R$ 110 mil em emendas parlamentares para a compra de bicicletas elétricas, medida que garante mais mobilidade e eficiência no trabalho de campo dos ACS e ACE.


