Chico Guarnieri (PRD) é o mais novo deputado integrante da legislatura em curso na Assembleia Legislativa. Empossado nesta quarta-feira, 8, o parlamentar foi saudado pelo colega Júlio Campos (União), em nome do Parlamento.
Francisco Guarnieri de Lima, que adota o nome parlamentar de Chico Guarnieri, é domiciliado em Barra do Bugres, onde nasceu em 31 de março de 1976. Corretor de imóveis e empresário, o deputado assumiu a cadeira de Cláudio Ferreira (PL), que renunciou ao cargo após se eleger prefeito de Rondonópolis.
Menino pobre que colaborava com o sustento da família engraxando sapatos, limpando quintais e vendendo picolés, Chico Guarnieri despertou interesse pela política nas eleições de 1988 – aos 12 anos de idade – quando sua mãe, a senhora Marilene, candidatou-se a vereadora por Barra do Bugres e não se elegeu. À mãe, o filho disse que um dia seria candidato a vereador, que seria eleito e que ofereceria a vitória a ela. Em 1996, ele cumpriu o prometido à dona Marilena: foi eleito vereador, e quatro anos depois, reeleito, tendo presidido a Câmara.
A fala de Chico Guarnieri foi muito aplaudida por dezenas de familiares e políticos de Barra do Bugres e adjacências, que vieram a Cuiabá para prestigiá-lo em sua estreia na condição de deputado titular na Assembleia.
Nas eleições de 2022 Chico Guarnieri conquistou uma suplência de deputado estadual a desde hoje está revestido da titularidade do mandato.
Em seu pronunciamento de posse Chico Guarnieri assegurou que defenderá Barra do Bugres e região, e que estará em defesa de Rondonópolis. O deputado salientou que ficará atento às questões de interesses de Mato Grosso.
Representando a Assembleia, Júlio Campos destacou a qualidade do novo integrante da legislatura. O deputado revelou que em sua infância passava férias em Barra do Bugres na residência do exator federal do município, João Pedro da Conceição, que era amigo de sua família. Júlio Campos fez referências elogiosas ao ex-prefeito daquele município, Hitler Sansão, e ao ex-presidente da Assembleia, Renê Barbour, que foi pecuarista e usineiro em Barra do Bugres. “Renê Barbour foi tão importante para Mato Grosso, que o plenário das deliberaçaões da nossa Assembleia Legislativa leva seu nome”, pontificou.
Júlio Campos observou que em 2023, Chico Guarnieri era suplente, mas que exerceu o cargo em rodízio e apresentou uma emenda para a pavimentação da rodovia MT-247 com 90 km ligando Barra do Bugres a Lambari D’Oeste, e que esta obra deverá ser executada ao longo do ano em curso. A rodovia 247 – lembrou Júlio Campos – foi idealizada e construída em seu mandato de governador (1983/86) e que 40 anos depois a mesma será contemplada com o asfalto. Em suma, o pronunciamento de Júlio Campos mostrou que ele e Chico Guarnieri têm atuação no mesmo sentido, por Barra do Bugres.
Chico Guarnieri também foi saudado da tribuna da Assembleia pelos deputados Valdir Barranco (PT) e Dr. João e Juca do Guaraná (ambos MDB).