A prefeita Flávia Moretti (PL) solicitou a filiação do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande à Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager). Com isso, os serviços do DAE passaram a ser fiscalizados por uma agência reguladora, um passo dos rumores de concessão à iniciativa privada.
Já solicitei, fiz um ofício para que a Ager seja agência reguladora do DAE. Estamos filiando o DAE à Ager já no sentido de dar transparência aos trabalhos de distribuição de água para a população. Mas precisamos da compreensão da população. Estamos há 20 dias no governo e o DAE é um problema de décadas”, informou Flávia Moretti, nesta segunda-feira (20).
Enquanto a prefeita não consegue dar seguimento a outras iniciativas em direção à concessão do serviço de água e esgoto à iniciativa privada, ela busca emendas parlamentares para bancar a aquisição de equipamentos que automatizam as manobras de distribuição de água.
“Você conhece a minha solução para o DAE, que é uma concessão privada. Mas não vamos esperar a concessão para resolver os problemas. As manobras eletrônicas, por exemplo, estamos levantando o custo do equipamento e vamos em busca de uma emenda em Brasília para bancar a melhoria”, disse.
O anúncio acontece em meio a uma crise de distribuição de água, causada por dificuldades enfrentadas na Estação de Tratamento de Água (ETA) da região do Grande Cristo Rei.
Apesar de dispor de tecnologia moderna, “tipo americana”, que permite a produção de água excedente em condições ideais de trabalho, a ETA tem uma capacidade reduzida quando a água apresenta muitos detritos, algo comum em períodos chuvosos. Em decorrência das fortes chuvas, a ETA Cristo Rei opera com capacidade reduzida em cerca de 50%.
A prefeita garantiu, no entanto, que será realizada uma obra emergencial para interligar a nova ETA Cristo Rei à antiga ETA do bairro, garantindo que ela seja alimentada com água em nível de turbidez aceitável para limpeza e distribuição.
(Olhar Direto)