O Flamengo vem forte neste ano, acaba de empatar seu recorde histórico, com dez jogos oficiais consecutivos sem sofrer gol. A marca despertou uma curiosidade: qual a influência de jogos sem levar gol das equipes da elite nacional nas últimas dez temporadas? O recordista desde 2015 é o Palmeiras, que saiu de campo sem sofrer gol em 283 dos 652 jogos oficiais disputados desde 2015, uma eficiência de 43,4%. Foram 165 jogos em casa sem levar gol e 118 jogos quando visitante. Já o Cuiabá é disparado o primeiro colocado entre times que disputaram menos de 264 partidas (veja mais abaixo).

A dupla Gre-Nal fecha o pódio. O Grêmio tem a segunda melhor eficiência, não sofreu gol em 42,4% de suas partidas: não levou gol em 272 dos 642 jogos oficiais que disputou nas últimas dez temporadas. O Internacional não sofreu gol em 40,9% de seus compromissos, não conseguiram balançar sua rede em 249 de suas 609 partidas oficiais. Apesar do excelente momento neste início de temporada, o Flamengo tem o quarto desempenho acumulado em dez temporadas.

Desde 2015, o Espião Estatístico analisa todos os jogos oficiais da temporada das equipes que estão na Série A de cada ano, assim como os compromissos dos gigantes que estejam na Série B. O ranking abaixo reúne os times que estiveram na Série A desde 2015 e que tiveram ao menos 264 jogos analisados, 40% da equipe com mais jogos analisados, o Flamengo (662).

Jogos sem levar gol analisados pelo Espião Estatístico — Foto: Espião Estatístico

Jogos sem levar gol analisados pelo Espião Estatístico — Foto: Espião Estatístico

O recorte de ter disputado ao menos 40% do número de jogos da equipe com mais partidas é um padrão do Espião Estatístico e serve para evitar distorções. O Cuiabá, por exemplo, não sofreu gol em 41,3% de suas partidas, mas teve apenas 201 jogos analisados, já que é um clube que neste ano está em sua quarta temporada na Série A.

O aproveitamento é maior do que o do Internacional, mas o clube gaúcho teve 609 jogos analisados nas dez temporadas, o triplo do Cuiabá. Quanto mais partidas faz, menores as chances de um clube manter um excelente desempenho, devido às instabilidades ao longo dos anos. Antes de 2021, o Cuiabá, teve jogos analisados quando enfrentou times que eram da Série A.

Veja o desempenho dos clubes com menos de 264 jogos analisados.

 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho. (GE)