Cuiabá pode ter um “carnaval fora de época”, no final de abril, segundo o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB). A medida seria uma alternativa aos carnavalescos que, por mais um ano, foram impedidos de realizar as comemorações de carnaval na data tradicional, devido à pandemia de covid-19.
“Estou pensando em fazer como o prefeito do Rio de Janeiro fez, ele adiou o carnaval e o carnaval passou para 21 de abril, que acredita-se que a pandemia estará controlada. Eu gostei da ideia, vou conversar com os carnavalescos, mas não está nada decidido ainda”, revelou o prefeito em live, nesta terça-feira (15).
Emanuel também comentou que a tendência para 2022 é que, assim como em 2021, a segunda e terça-feira de carnaval, nos dias 28 de fevereiro e 1° de março, sejam decretados dias úteis. A medida também deve se estender à quarta-feira de cinzas, no dia dois.
“Tem duas coisas que estou pensando sobre isso. Ano passado, em 2021, suspendi o carnaval e foi tudo dia útil. Estou avaliando com a minha equipe, mas a tendência é ser dia útil”, explicou, respondendo ao questionamento de um internauta.
As comemorações de carnaval estão proibidas, no âmbito público e privado, por força de decreto que considera o avanço de casos de covid-19, impulsionados pela variante Ômicron.