O Cuiabá se encontra em curva crescente no Brasileirão. E a reafirmação veio com exibição impecável na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, na noite de quarta-feira, em pleno Morumbis, pela 10ª rodada. A análise é de Jonathas Gabetel. Confira:
Em um território que até então nunca havia vencido, o time do técnico Petit – que não esteve na beira do gramado por suspensão – foi melhor desde o início. Deixou o jogo à sua feição e controlou as ações.
Correu pouquíssimo risco no primeiro tempo e só não saiu em vantagem porque o belo chute de muito longe de Max parou no travessão. A defesa foi o grande destaque, contando com o retorno de Marllon depois de cumprir suspensão e mais uma atuação elogiável de Alan Empereur. Sem falar nas laterais, dominadas por Matheus Alexandre e Ramon, e a meta pouco ameaçada de Walter.
A trinca de meio-campo formada por Lucas Mineiro, Denilson e Max tem se solidificado a cada partida. Não deu chances para qualquer sinal de criatividade do adversário e ainda encontrou boas conexões com o sistema ofensivo, que apesar de não ter empilhado chances, cumpriu seu papel.
Na etapa final, o Tricolor Paulista se propôs a ocupar mais o ataque, sobretudo com a entrada de Lucas, mas a barreira auriverde seguia intransponível. E foi dali que nasceu o gol da vitória.
Em um de seus pontos fortes, Alan Empereur encaixou ótimo lançamento para Pitta, que ganhou do defensor na corrida e bateu para a área. Eliel aproveitou confusão na área e finalizou com precisão.
O Cuiabá venceu pela primeira vez no Morumbis e ainda pôs fim à invencibilidade do técnico Zubeldía à frente do São Paulo. São três vitórias, um empate e só uma derrota nos últimos cinco jogos.
O Dourado ganhou fôlego maior da zona de rebaixamento – é o 13º, com dez pontos, a três do Corinthians, que abre o Z-4. volta a campo no sábado, contra o Atlético-GO, às 17h30 (de MT), na Arena Pantanal, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. (GE/Jonathas Gabetel)