O deputado federal Coronel Assis protocolou, por meio da Comissão de Segurança Pública da Câmara e Combate ao Crime Organizado, requerimento para realizar visitas técnicas em penitenciárias federais.

O objetivo do parlamentar é identificar eventuais vulnerabilidades de segurança e verificação da adequada aplicação dos recursos públicos federais das instituições. O requerimento foi feito após o incidente ocorrido na Penitenciária Federal de Mossoró (RN), presídio de segurança máxima, onde dois detentos vinculados ao Comando Vermelho conseguiram evadir-se, ressaltando a existência de desafios significativos em termos de segurança.

“A fuga desses presos, com ligações a uma organização criminosa de grande porte, realça a urgência de uma avaliação minuciosa da segurança e operações nas penitenciárias”, afirmou Coronel Assis.

O deputado federal visa realizar diligências nos presídios de segurança máxima de Mossoró (RN), Brasília (DF), Porto Velho (RO), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

Após as visitas, um outro objetivo de Coronel Assis também é elaborar relatório abrangente sobre as constatações feitas durante as inspeções para futuras providências.