Com o retorno de Yuri Alberto, o Corinthians deverá ter no clássico contra o Palmeiras, quarta-feira, pela Copa do Brasil, o trio ofensivo formado pelo centroavante, pelo meia Rodrigo Garro e pelo atacante Memphis Depay pela primeira vez em quatro meses.
A última vez em que os três jogadores atuaram juntos foi na segunda partida da final do Campeonato Paulista, que terminou com o título do Corinthians, em 27 de março, também contra o arquirrival.
De lá para cá, Garro, Memphis e Yuri sofreram problemas físicos, o que os afastaram de partidas em diferentes momentos. O último a estar à disposição é Yuri, artilheiro do Corinthians na temporada, recuperado de uma fratura em uma das vértebras da região lombar, depois de dois meses sem jogar.
Por isso, será a primeira vez que o técnico Dorival Júnior poderá escalar o trio conhecido como “GYM” como titular na sua gestão, iniciada no fim de abril. Ele já comandou o time em 16 partidas.
Era algo que o treinador vinha esperando há tempos, não só pelo retorno do artilheiro, mas também pela necessidade de uma qualidade ofensiva que tem sido uma carência do elenco corintiano.
— Eu não escondo de vocês que ainda não tive os três jogadores de ataque jogando juntos. Estou aqui há 90 dias e isso ainda não aconteceu. São jogadores que se complementam dentro das partidas — disse Dorival, em entrevista coletiva depois do empate em 0 a 0 contra o Cruzeiro, no último dia 23.
Na entrevista após o empate em 1 a 1 com o Botafogo, o técnico comentou como a ausência de Yuri vinha sendo sentida pelo Corinthians.
— O Yuri tem uma característica única no elenco, ataca espaços, dá profundidade. Ele tem o ímpeto do gol, isso é algo muito importante. Ficamos dois meses sem ele e tivemos muitas dificuldades por tudo o que ele representa para nós.
Os números dão a dimensão clara disso. Yuri, com 13 gols, e Memphis, com sete, são os maiores goleadores do Timão na temporada.
Os três estiveram juntos em campo nos melhores momentos do Corinthians do ano passado para cá: a recuperação no Brasileirão de 2024 e o título do Campeonato Paulista nesta temporada.
Neste ano, o trio só começou como titular em sete partidas, das 42 que o Corinthians disputou na temporada – todas ainda sob o comando de Ramón Díaz. Isso corresponde a 16,67% de jogos com o trio, na comparação com o total do time em 2025.
No ano passado, a partir da chegada de Memphis, o GYM começou jogando em dez partidas, das 20 que o Corinthians disputou no período – o que corresponde a 50%. (GE)