O argentino Ramón Díaz não é mais o técnico do Corinthians. Nesta quinta-feira, o presidente Augusto Melo e o diretor executivo de futebol Fabinho Soldado decidiram pela demissão do treinador e de sua comissão depois do mau início no Campeonato Brasileiro e, sobretudo, da queda de rendimento em campo.

Dorival Júnior, desempregado desde 28 de março, quando deixou o comando da seleção brasileira, é o favorito da diretoria para a vaga. Ele até já foi procurado, mas não pelo executivo Fabinho Soldado, e sim por uma pessoa próxima ao presidente Augusto Melo.

A saída de Ramón Díaz se dá exatos 21 dias após a conquista do Campeonato Paulista em cima do rival Palmeiras. De lá para cá, o Corinthians disputou seis partidas e conquistou apenas uma vitória. No período, o Timão somou um ponto em duas rodadas da Copa Sul-Americana e, no momento, ocupa a 13ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

A decisão da diretoria também levou em conta o pronunciamento público do astro Memphis Depay, fazendo claras críticas ao trabalho de Ramón Díaz e externando seu descontentamento com diversas questões táticas que envolvem a equipe do Corinthians.

Ao todo, o argentino comandou o Alvinegro em 59 partidas com 30 vitórias,16 empates e 13 derrotas, com um aproveitamento de 59,8% dos pontos disputados. No ano passado, Ramón liderou o clube na arrancada de nove vitórias seguidas no Brasileirão que salvou o Timão do rebaixamento.

Em contrapartida, a equipe foi eliminada nas semifinais da Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Neste ano, mesmo com bons números nos primeiros jogos da temporada, o Corinthians caiu na fase preliminar da Conmebol Libertadores, a principal competição do calendário na visão da diretoria.

Leia, na íntegra, a nota publicada pelo Corinthians:

Nesta quinta-feira (17), o Sport Club Corinthians Paulista comunica o desligamento de Ramón Díaz do cargo de técnico da equipe. Também deixam o clube os auxiliares Emiliano Díaz, Bruno Urribarri e Osmar Ferreyra, além do preparador físico Diego Pereira.

Díaz chegou ao Corinthians em julho do ano passado e conquistou o Campeonato Paulista de 2025 pelo Timão.

A diretoria de futebol agradece aos profissionais pelos serviços prestados ao clube e deseja sucesso na sequência de suas carreiras.

O Corinthians, por meio do seu executivo de futebol Fabinho Soldado, não fez contato com nenhum outro treinador antes da decisão pela saída de Ramón Díaz.

Orlando Ribeiro, técnico do sub-20 do Corinthians, comandará o treino do elenco principal nesta sexta-feira (18)”. (GE)