Jogadores do Corinthians comemoram a classificação na casa do adversário - Foto: Reprodução

O Corinthians está nas quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Timão não tomou conhecimento do Palmeiras, venceu por 2 a 0 com gols de Matheus Bidu e Gustavo Henrique, e eliminou o maior rival em pleno Allianz Parque com 3 a 0 no placar agregado. O caminho alvinegro foi facilitado aos 11 minutos do primeiro tempo, quando Aníbal Moreno foi expulso por agredir José Martínez com uma cabeçada dentro da área.

Dérbi pegou fogo

O clássico entre Palmeiras e Corinthians foi tão quente quanto o esperado. Durante os 105 minutos de jogo, o árbitro Anderson Daronco distribuiu cinco cartões vermelhos, sendo quatro ao Verdão: Aníbal Moreno, Emiliano Martínez, Vitor Castanheira (auxiliar) e João Martins (auxiliar), e um ao preparador físico Celso Resende, do Timão.

Fora as expulsões, o Dérbi teve pelo menos duas brigas generalizadas em campo, troca de empurrões e uma série de objetos arremessados ao gramado pela torcida palmeirense, incluindo isqueiro e um carregador portátil.

Mais uma eliminação

Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras foi eliminado pelo Corinthians. Em março deste ano, o Verdão ficou com o vice-campeonato do Paulistão ao ser derrotado, por 1 a 0, no placar agregado. De quebra, o Timão quebrou um jejum de seis anos sem título justamente em cima do maior rival.

Agora, pela primeira vez na história, o Corinthians passou pelo Palmeiras em um mata-mata nacional. O triunfo alivia a pressão no clube do Parque São Jorge e dá moral para o técnico Dorival Júnior, que vinha balançando no cargo.

Matheus Bidu comemora gol do Corinthians contra o Palmeiras no Allianz Parque pelas oitavas de final da Copa do Brasil

Matheus Bidu comemora gol do Corinthians contra o Palmeiras no Allianz Parque pelas oitavas de final da Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)

Como foi o primeiro tempo?

Um clássico quente, repleto de polêmicas e reclamações dos dois lados. Este foi o primeiro tempo de Palmeiras e Corinthians no Allianz Parque. O jogo começou elétrico com Aníbal expulso aos 11′ por conta de uma cabeçada na face de José Martínez durante uma disputa pelo alto em cobrança de escanteio. O VAR acionou o árbitro Anderson Daronco, que não pensou duas vezes e mandou o palmeirense para o vestiário mais cedo.

Daí em diante, o Corinthians passou a trocar passes com calma e construiu boas chances em arrancadas pelos lados do campo. O gol saiu aos 42′ em jogada de escanteio. Matheuzinho cruzou, Gustavo Henrique cabeceou e, na sequência do lance, Matheus Bidu dominou e encheu o pé para abrir o placar. Os palmeirenses reclamaram de falta em Weverton no início da jogada, mas o árbitro não acatou o pedido. Antes do intervalo, o assistente João Martins, do Verdão, foi expulso por reclamação.

Corinthians amplia e vai às quartas

No segundo tempo, o Corinthians chegou a levar alguns sustos. Mas, aos 15, ampliou — de novo em lance de bola parada. Garro cobrou falta na área e Gustavo Henrique deu uma cabeçada certeira: 2 a 0. Abel Ferreira, irritado e já sem o auxiliar João Martins (expulso ainda no fim do primeiro tempo), colocou o time para a frente com substituições ofensivas. Mas não tinha mais jeito.

Precisando fazer três gols e com menos de 25 minutos para isso, não teve sucesso.  Mas o que se viu foi um Palmeiras nervoso, com os jogadores fazendo faltas feias nos corintianos e o juiz Daronco poupando nos cartões, mas expulsando o outro auxiliar Vitor Castanheira e, no fim, Emilano Martínez, deixando o Verdão com nove. Enfim, o Corinthians eliminou o maior rival em mata-mata nacional pela primeira vez na história.

Vaias a Abel

Maior campeão da história do Palmeiras, o português Abel Ferreira foi vaiado no Allianz Parque. Ao fim do jogo, quando o Corinthians trocava passes e aguardava o apito final com dois de vantagem no placar, as arquibancadas xingaram o treinador. Em resposta, Abel aplaudiu o público em um claro ato de ironia às críticas.

Abel foi vaiado pela torcida – Foto: Reprodução

PALMEIRAS 0X2 CORINTHIANS

Copa do Brasil – Oitavas de final (volta)
Data: 6/8/2025
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: 41.468
Renda:  R$ 4.475.692,60
Gols: Bidu, 42’/1ºT (0-1); Gustavo Henrique, 15’/2ºT (0-2)
PALMEIRAS: Weverton; Giay, Gómez, Micael e Piquerez; Lucas Evangelista (Felipe Anderson, 24’/2ºT), Moreno e Maurício (Raphael Veiga, 24’/2ºT); Ramón Sosa, Facundo Torres (Emiliano Martínez, Intervalo) e Vitor Roque (Flaco López, Intervalo). Técnico: Abel Ferreira.

CORINTHIANS: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angilieri, 37’/2ºT); José Martínez (Charles, 37’/2ºT), Raniele, Carrillo (Breno Bidon, 6’/2ºT) e Rodrigo Garro; Memphis Depay (Romero, 45’/1ºT) e Yuri Alberto (Talles Magno, 37’/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Cartões amarelos: Giay, Maurício, Flaco López (PAL); Raniele, Yuri Alberto, Garro, Breno Bidon (COR)
Cartões vermelhos: Anibal Moreno (PAL, 14’/1ºT); Emiliano Martínez (PAL, 51’/2ºT ).Alem deles, os auxiliares palmeirenses João Martins e Vitor Castanheira  (GE/Jogada 10)

Por Maciel Jr