A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde do Estado de Mato Grosso (SISMA/MT), Carmen Machado, participou da reunião do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso (CES/MT) nesta quarta-feira, 03. No primeiro encontro de 2021, que continua via webconferência, devido a pandemia, a propositura apresentada pela gestora, no intuito de aumentar a transparência no processo de destinação e aplicação das vacinas, foi aprovada pelo pleno.
A sugestão de Carmen Machado ocorreu após os representantes do Poder Executivo apresentarem um Plano de Operacionalização das Vacinas, principal pauta da reunião, e documento o qual os conselheiros ainda não tiveram acesso. A presidente do SISMA/MT pontuou questionamentos no plano, como: os critérios para prioridade e o encaminhamento das vacinas remanescentes, que não foram respondidos pelos representantes do Governo do Estado.
Frente a isso, Carmen Machado sugeriu a criação de uma Comissão temporária para contribuir no acompanhamento e monitoramento do Plano Estadual de Imunização, que foi aprovada e o SISMA/MT irá compor esse grupo de trabalho.
“Mais do que saber quem será vacinado é importante ter clareza do processo, no sentido de resguardar os servidores, e aumentar a confiança da população”, comentou Carmen Machado.
Ainda sobre a vacinação o pleno aprovou outras medidas, como: recomendar aos Conselhos Municipais de Saúde que inclua os profissionais de farmácias e outros estabelecimentos que realizem atendimentos de saúde, além da população quilombola como prioridade, e também recomendou que os conselhos que monitorem e acompanhem a vacinação nos seus municípios.