A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) dá início à Campanha Outubro Verde, que busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e da sífilis congênita.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Atenção Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), Elisete Diniz, a sensibilização tem como objetivo ampliar o acesso à informação e incentivar a população a realizar os testes rápidos disponíveis nas unidades de saúde.
“A sífilis é uma infecção que pode ser prevenida e tem cura, mas ainda representa um desafio para a saúde pública. Queremos que as pessoas se sintam seguras para realizar o teste, que é rápido, gratuito e sigiloso.”
De acordo com o médico da rede municipal, Dr. Norton Pizzolato, a sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.
“A transmissão ocorre principalmente durante relações sexuais sem o uso de preservativo, mas também pode acontecer da mãe para o bebê durante a gestação, o que chamamos de sífilis congênita.”
Dr. Norton Pizzolato, ainda explica que os sintomas variam conforme o estágio da doença, e o diagnóstico precoce é essencial para evitar complicações.
“Nas fases iniciais, surgem feridas indolores nos órgãos genitais, lábios ou boca. Se não for tratada corretamente, a sífilis pode evoluir e causar manchas pelo corpo, febre e mal-estar, podendo afetar o coração, o cérebro e outros órgãos.”
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o tratamento é simples, eficaz e totalmente gratuito, sendo realizado com o uso de antibióticos. O atendimento e acompanhamento são oferecidos pelo SAE/CTA tanto quanto pelas unidades básicas de saúde, que também disponibiliza testagem e aconselhamento para toda a população.
SAE/CTA de Diamantino é referência regional e presta atendimento não apenas à população do município, mas também aos moradores de Alto Paraguai, Nortelândia, Nobres, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Nova Maringá.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, na sede do SAE/CTA, situada na Rua Almirante Batista das Neves, esquina com a Travessa Comendador Henrique, nº 150, Centro de Diamantino.
Para mais informações, entre em contato pelos telefones (65) 3336-2377, 99603-1406 ou 99293-1936, ou pelo e-mail ctasaediamantino@yahoo.com.br.
Outubro Verde nas unidades de Saúde
Como parte da programação de conscientização e prevenção à sífilis, a Estratégia de Saúde da Família 4 (ESF) realizou, na segunda-feira, 4 de outubro, uma roda de conversa e testes rápidos para os moradores atendidos pela unidade. A ação aconteceu em sua sede, anexa ao Posto Central.
(Fonte: Superintendência de Comunicação – Jany Leite)