Grêmio e Botafogo empataram por 1 a 1 nesta quarta-feira, na Arena, em duelo atrasado da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os visitantes abriram o placar com Cuiabano, fazendo valer a “lei do ex” – mas o goleiro Tiago Volpi, de pênalti, deixou tudo igual para os gaúchos e deu números finais à partida.
Primeiro tempo
O jogo começou com boas chances para os dois lados. Antes dos 15 minutos, Léo Linck operou dois milagres, em finalizações de Kannemann e Edenilson. Matheus Martins, por sua vez, perdeu bela chance de frente para Tiago Volpi, atrapalhado por Kannemann.
Alex Telles sentiu problema físico e deixou o gramado da Arena, aplicando uma bolsa de gelo no joelho esquerdo no banco de reserva; ele foi substituído por Cuiabano, revelado pelo Grêmio. A etapa inicial terminou com superioridade do Botafogo, que concentrou suas principais investidas pelo lado direito.
Volpi defendeu cobrança de falta de Artur e, dois minutos depois, voltou a aparecer em chute de Arthur Cabral. No apagar das luzes, André mandou para fora após grande jogada de contra-ataque de Willian.

Vitinho em Grêmio x Botafogo pelo Brasileirão 2025 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Os gols ficaram guardados para a etapa final na Arena do Grêmio. Aos sete minutos, Cuiabano fez valer a lei do ex e marcou o gol do Botafogo, vazando as redes do clube que o formou.
O Botafogo manteve maior posse de bola, mas viu o time cair de ritmo como um todo – com 13 desfalques entre suspensos e lesionados, o técnico Davide Ancelotti só fez três das cinco substituições possíveis no jogo. O Grêmio apareceu com algumas chances, a melhor delas em chute de Kike Oliveira para longe.
Aos 42 minutos, Matheus Martins abriu o braço em cobrança de falta na área; após checagem no monitor do VAR, a arbitragem assinalou pênalti. Volpi cobrou e converteu, deixando tudo igual na Arena.

Léo Linck em Grêmio x Botafogo pelo Brasileirão 2025 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
Tabela e agenda
Com o resultado, o Grêmio sobe duas posições e agora é o 11º colocado, com 29 pontos. O próximo adversário do Tricolor é o Vitória, também na Arena, às 11h (de Brasília) de domingo.
O Botafogo, por sua vez, se mantém no quinto lugar da tabela, com 40 pontos. O Alvinegro se prepara para o clássico contra o Fluminense, às 16h (de Brasília) de domingo.

Cuiabano em Grêmio x Botafogo pelo Brasileirão 2025 (Foto: Vítor Silva/Botafogo)
O Botafogo não poderá contar com nenhum de seus dois zagueiros titulares no clássico do próximo fim de semana. Barboza levou o terceiro cartão amarelo com a bola rolando e terá que cumprir suspensão. Kaio Pantaleão, por sua vez, levou dois amarelos após o fim da partida – o primeiro por reclamação, o segundo por ironizar o árbitro – e foi expulso.

Barboza em Grêmio 1 x 1 Botafogo, no Brasileirão 2025 (Foto: Vitor Silva/BFR)
(GE)