Nesta segunda-feira, o Botafogo abre uma semana importante e que vai determinar o futuro do clube em 2024. Por ela passa a classificação na Libertadores, a definição do novo treinador e a, ainda possível, classificação às semifinais do Campeonato Carioca diante de um clássico contra o Fluminense.
O time está sob o comando do técnico interino Fábio Matias, o auxiliar permanente do Alvinegro que conseguiu a vitória por 2 a 0 sobre o Audax no último sábado. Ele assumiu o time após a demissão de Tiago Nunes, que ocorreu na última quinta-feira, e naturalmente estará à frente do Botafogo no jogo de volta contra o Aurora, pela segunda fase da Libertadores.
Paralelo a essa decisão dentro das quatro linhas, a diretoria segue em busca de um novo treinador para assumir o clube definitivamente. De acordo com o executivo de futebol André Mazzuco, que concedeu entrevista coletiva após o último jogo, o perfil buscado é de um profissional experiente e a definição também passa pelas disputas que o clube terá pela frente.
– Desde que Tiago saiu, trabalhamos em conjunto e com calma. Fábio (Matias, treinador interino) estará com a gente quando for necessário. A gente fica muito tranquilo com relação a isso. O trabalho dele é no clube conosco e vai estar à frente enquanto for necessário. Sobre perfil de treinador, a gente precisa de um que entenda o momento do Botafogo. Entenda o ano que teremos – explicou na entrevista.
O Botafogo fará dois treinos, nesta segunda e terça-feira, para definir o time que entra em campo às 21h30 de quarta contra a equipe boliviana. No jogo de ida, o time saiu vencendo com gol de Júnior Santos, mas cedeu o empate nos acréscimos. Agora, precisa de uma vitória simples para avançar – um empate leva a decisão para os pênaltis.
Se avançar, terá a terceira fase pela frente, que poderá ter Águilas Doradas ou Bragantino como adversário – o jogo de ida terminou empatado sem gols. Os duelos da próxima fase serão nos dias 6 e 13 de março.
Passada a decisão de quarta-feira, o Alvinegro terá que virar a chave para se voltar ao Campeonato Carioca. No momento é o quinto colocado com 17 pontos – dois atrás do Vasco, adversário direto pela vaga nas semifinais do Estadual.