A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) recebeu nesta sexta-feira (2) um ofício circular do Ministério da Saúde recomendando a vacinação contra Influenza de toda a população a partir dos seis meses de idade.

A SES encaminhará, na segunda-feira (5), um ofício circular aos municípios de Mato Grosso orientando sobre a ampliação do público-alvo da campanha.

O Ministério da Saúde decidiu ampliar a campanha de vacinação contra H1N1 para todos a partir dos 6 meses de idade por causa da baixa adesão dos grupos prioritários.

Além disso, prorrogou a campanha enquanto durarem os estoques nos postos.

“Encontra-se em andamento a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, prevista para o período de 12 de abril a 09 de julho de 2021, tendo como objetivo a vacinação dos grupos prioritários previamente definidos, buscando garantir o alcance da meta de cobertura vacinal de pelo menos 90% desses grupos. No entanto, até 28 de junho, as coberturas vacinais nacionais, estaduais e municipais ainda estão baixas e heterogêneas, o que pode levar a formação de bolsões de pessoas não vacinadas contra a influenza, favorecendo o aparecimento da doença e suas complicações, em especial nos grupos de maior risco”, diz trecho do documento enviado pelo Ministério da Saúde.