Líder do Brasileirão, o Flamengo tem 99% de chances de ir à Libertadores - Foto: Reprodução

A 22ª rodada do Campeonato Brasileiro chegou ao fim e foi marcada por tropeços do líder Flamengo, que empatou diante do Grêmio no Maracanã, e do Palmeiras, que também ficou na igualdade frente ao Corinthians. Bom para o Cruzeiro! Valeu a vice-liderança para a Raposa, mas sem grandes mudanças de panorama nas chances de título. Com a vitória por 1 a 0 diante do São Paulo, a equipe celeste subiu suas possibilidades de 10,71% para 13,29%.

O Cruzeiro assumiu a segunda colocação com um ponto à frente do Palmeiras, mas já disputou dois jogos a mais. Em relação ao Flamengo, está três pontos atrás com um jogo disputado a mais. Em Brasileirão muito polarizado, a equipe mineira precisa seguir secando rubro-negros e alviverdes para aumentar suas chances. Na próxima rodada, tem um jogo difícil: confronto contra o quarto colocado Bahia, em Salvador.

O tropeço no Maracanã resultou em leve queda nas possibilidades de título do Flamengo, de 44,44% para 41,65%. Como atuou em casa e era favorito contra o Grêmio, a variação negativa rubro-negra foi maior que a palmeirense, que empatou fora de casa contra o arquirrival e favorito Corinthians. Como sua vitória não não era o resultado mais esperado, estatisticamente seu potencial de título variou de 37,85% para 37,83%. Os dois principais candidatos à taça terão condição de mando invertido na 23ª rodada. O Fla vai a Caxias do Sul encarar o Juventude, o Palmeiras recebe o Internacional, no Allianz Parque.

Chances de título após a rodada 22 — Foto: Info Esporte

Chances de título após a rodada 22 — Foto: Info Esporte

O Cruzeiro corre por fora, e outra equipe começa a botar as asas de fora após duas ótimas vitórias. Há duas rodadas, o atual campeão Botafogo estava com 2,06% de possibilidades de chegar ao bi consecutivo. Depois de vencer o Juventude fora e o Bragantino em casa, com apresentações sólidas, as chances estão agora em 4,89%. Ainda é um percentual baixo, mas há tempo de recuperação.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Gato Mestre desde 2013. Foram analisadas as características de todas as finalizações e resultados de 4.769 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Por Maciel Jr