O Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI) já está preparando a unidade para o início das aulas do ano letivo 2025, no dia 03 de fevereiro. Com sete salas de aulas e 14 ambientes administrativos, a unidade recebe estudantes com deficiência, como cegos, surdos e deficiência intelectual, além de estudantes com transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação.

A unidade foi inaugurada no dia 03 de setembro de 2024 com o investimento de R$ 8,1 milhões para reforma e ampliação. O CEEI recebeu a estrutura necessária para acessibilidade e conforto, contando com cerca de 90 profissionais entre professores, técnicos de enfermagem, equipe multiprofissional, psicólogo, assistente social, psicopedagogo, fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Para a volta às aulas, a equipe Centro Estadual já está organizando os materiais pedagógicos e atividades para o acolhimento dos cerca de 600 estudantes, entre outras ações.

No CEEI, são desenvolvidas diversas atividades pedagógicas focadas na estimulação e no enriquecimento curricular, atendendo às especificidades de cada estudante de maneira individualizada. Essa abordagem garante que todos os estudantes público-alvo recebam o suporte necessário para o seu desenvolvimento educacional e social.

O novo prédio, denominado CEEI, integra duas instituições de atendimento:  o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (CASIES) e pelo Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação (CEAADA). Cada uma tem o seu objetivo, sendo uma tríade de atendimento com suporte à inclusão às escolas, suporte às famílias e atendimento do estudante e, a outra oferta o ensino bilíngue de tempo integral da educação infantil, ensino fundamental e EJA, respectivamente aos estudantes surdos e/ou deficientes auditivos.

Anteriormente, os estudantes eram atendidos por essas duas unidades em um prédio que não possuía acessibilidade necessária para Pessoas com Deficiência (PcD), ao lado do antigo Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Agora, com uma estrutura modernizada e adaptada, o CEEI foi construído para integrar essas instituições, funcionando como um centro de apoio para promover a inclusão de estudantes com deficiência, autismo, altas habilidades e superdotação.

CEAADA e Casies

O CEAADA é a única unidade no estado que oferta a modalidade de educação bilingue para surdo em escola regular. Já o Casies, possui um núcleo de atendimento para cada deficiência, sendo um para surdos, um para cegos e baixa visão, um para Transtorno do Espectro Autista (TEA), um para deficiência intelectual e um para altas habilidades/superdotação.

A unidade também produz material pedagógico para estudantes cegos e com baixa visão, além de assessoramento pedagógico para inclusão de estudantes com deficiência, incluindo escolas municipais e privadas.