Sinistro.

Um certo amanhecer na cidade de Fernandópolis-SP, uma jararaca enrolada na porta do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária da cidade onde me formei em 2004, era um tanto que curioso e assustador ao mesmo tempo. Ao conseguir capturar e levar para uma avaliação veterinária, viu-se alguns carrapatos grudados no “pescoço” da peçonhenta. Na análise dos exames de sangue foi constatado a doença do carrapato e o tratamento específico foi instituído. Mesmo com todos os cuidados para ela receber o tratamento correto e evitar acidentes com os profissionais envolvidos, ela acabou não resistindo e veio a óbito.

Te digo essa breve história para alertar da importância para o controle da presença de carrapato no seu pet. Por essa experiencia que descrevo com a serpente, voces podem perceber que nem a cobra ficou livre da morte por conta de parasitas tão pequenos, quanto mais o seu cachorro e até mesmo você e seus familiares também não estão imunes.

O carrapato não brota do chão nem do seu animal. Não precisa ir na rua e muito menos morar acima do vigésimo andar para se ver livre desses sugadores de sangue. Somente o médico veterinário pode prescrever e orientar quais são os produtos indicados no sucesso do controle desses parasitas. As serpentes, sapos, ratos, assim como outros animais silvestres podem levar esses e outros parasitas com muita facilidade.

Seja um dono responsável e atento com seu baixinho de pelos, pois além do controle desses parasitas, vermífugo, vacina, ração, exames periódicos também são demonstrações de carinho e zelo por quem nos ama incondicionalmente.

*DANIEL FÉLIX DA SILVA é médico veterinário em Mato Grosso

CRMV-MT 02619

Instagram:         @drgurupet

CONTATO:             www.facebook.com/drgurupet